Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Semana Doutrinal 2014


  Nossa Paróquia de São Pedro mais uma vez oferece a seus paroquianos e visitantes um momento de atualização e renovação de nossa fé católica a partir da meditação e estudo do Credo. A “Semana Doutrinal” acontecerá todos os dias, a partir de hoje, até sexta-feira, às 19h, no salão paroquial e terá como tema os artigos do Credo. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o Símbolo dos Apóstolos é um “antigo símbolo batismal da Igreja de Roma” (CIC, n. 194), provavelmente do séc. II. Seja qual for a sua gênese, a verdade é que este Símbolo é inteiramente composto com afirmações pertencentes à mais antiga tradição apostólica e é considerado como o “resumo fiel da fé dos Apóstolos” (Ibidem, n. 194).

  Santo Agostinho fala de uma “regra da fé, breve e grande”: breve pelo número das palavras; grande pelo alcance, capaz de evocar a totalidade do mistério da nossa salvação. Por isso, constituiu sempre um ponto de referência e de inspiração para outras formulações da “profissão de fé”. Ao longo da história da Igreja, foram elaborados outros Símbolos da Fé (por exemplo, o Credo Niceno-Constantinopolitano), mas estes não se apresentavam como alternativos ao Símbolo Apostólico; eram, antes, ampliações ou modelações diversas daquele Símbolo, segundo as necessidades emergentes na experiência cristã concreta.


  Venha, conosco, fazer parte de mais uma formação doutrinal! Conhecer a fé é o princípio do saber eterno, aquele que Deus nos pede e que nos fará entrar na glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.