Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013



  Tradicionalmente conhecida como “Festa da Purificação de Nossa Senhora”, a Festa da Apresentação do Senhor é uma das mais antigas do cristianismo e começou a ser celebrada no século IV. De acordo com a lei judaica (Levítico 12), a mulher após o parto era considerada impura e deveria se apresentar ao templo, 40 dias após, se fosse menino, e 80 dias, se fosse menina, a mãe devia levar junto de si sua criança e apresentá-la ao Senhor, fazendo orações rituais e entregando sua oferta ao sacerdote; animais maiores, se tivessem posses, ou simples rolas.

   Após a purificação, a mulher podia voltar a participar da vida em comunidade e a frequentar a sinagoga.  Claro que Maria, pelo fato de não ter pecado, não poderia estar sujeita à lei, mas ela vai ao templo e, porque é pobre, oferece apenas dois pombinhos. Com esse gesto, ela dá um exemplo de obediência, mas, sobretudo, uma grande lição de humildade: “Maria, a Virgem Mãe, a primeira a ser verdadeiramente o Templo Santíssimo de Deus vivo, aquela que é toda pura e toda santa, sem necessidade cumpriu o ritual da purificação, levou o Primogênito de Deus ao templo para realizar o que foi prometido a Simeão” (São Basílio).

  Ao encontrar-se com Simeão e Ana no templo, Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus são sinais do “novo Israel” que encontra o “antigo” – simbolizado pelos anciãos. “Agora podeis deixar vosso servo ir em paz”, exclama Simeão: Israel encontrou seu Messias, encontrou sua salvação, sua luz e sua paz. Não mais se espera na fé, agora se acolhe com fé.

  A “Legenda Áurea” faz um interessante comentário sobre as oferendas deste dia: “Podem-se distinguir três oferendas relacionadas ao Senhor: ‘a primeira quando seus pais fizeram Dele uma oferenda, a segunda quando ofereceram pássaros por Ele, a terceira quando Ele mesmo se ofereceu na Cruz, pelos homens. A primeira mostra sua humildade, pois o Senhor da Lei submeteu-se à Lei; a segunda mostra sua pobreza, pois escolheu a oferenda dos pobres; a terceira mostra sua Caridade, pois se entregou pelos pecadores’”.

  A Festa da Apresentação do Senhor também é conhecida como “Festa de Nossa Senhora da Candelária”, “Festa de Nossa Senhora da Luz”, Festa de Nossa Senhora das Candeias”, “Festa de Nossa Senhora da Purificação”, “Festa de Nossa Senhora da Lampadosa” e, no Oriente, como “Hypopante” (“Festa do encontro”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.