Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Em busca da verdade



  Segundo Santo Tomás de Aquino, a mente humana busca diferentes tipos de verdade: A verdade científica, a filosófica e a teológica. A verdade científica é também conhecida como “empírica” (da experiência de se observar). A filosófica estará focada no uso da razão apenas e a teológica, a verdade conhecida pela fé e revelação.

  A verdade científica é conhecida pela observação e experimentação. Através do método de tentativa e erro, partindo de probabilidades, chega-se a uma verdade. Da experiência singular, particular, procede-se à exposição geral, universal. Nem tudo, entretanto, pode ser posto debaixo de uma lupa, de um microscópio, de instrumentos e observações humanas.

  A verdade filosófica é aquela conhecida através de raciocínios, de premissas e constatações. Não se precisa “experimentar”, mas se conjectura a verdade através de conceitos e razoabilidade. A razão, porém, tem seus limites e pode ser turvada pela própria realidade.

  Surge a verdade teológica. Por ela, a verdade só pode ser conhecida pela fé – o mais alto nível de verdade. Ela não pode ser observada, nem provada, mas aceita a partir da revelação. A verdade teológica, apesar de dogmática, não é irracional ou anti-científica. Antes, foi a primeira “ciência” a propor o instrumental de todas as outras ciências. Através de seus métodos críticos, estuda as Escrituras e a Revelação como seu objeto preferencial. A verdade teológica responde, muitas vezes, o que nem a ciência, nem a filosofia explicam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.