Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Podemos usar bandeiras na Igreja?



  O Ritual de Bênçãos trata da bênção de uma bandeira, e diz: “Em muitos lugares, os membros de alguns grupos ou associações religiosas, civis ou militares, pedem a bênção das respectivas bandeiras. Esta prática pode admitir-se e até recomendar-se, contanto que o desejo dessa bênção não esteja em contradição com o espírito do Evangelho. Antes de se proceder à bênção de determinada bandeira, é necessário, portanto, saber qual será o seu uso e finalidade, porque só poderão ser benzidas aquelas que se destinam a associações religiosas ou outras associações que prestam ajuda nas necessidades públicas ou procuram promover o verdadeiro progresso cívico, cultural ou social das populações ou que são próprias de uma nação ou região”.

  O Ritual de Bênçãos, que prevê a bênção de algumas bandeiras, nada diz acerca do seu uso na liturgia, mas também nada diz que o proíba. É por isso legítimo concluir que é permitido o uso de certas bandeiras na liturgia, caso contrário seria escusado falar da sua possível bênção. Que bandeiras se podem usar e quando? É essa a pergunta que fazemos. Quais? Certamente a bandeira da Santa Sé e a do País; certamente também a de todas as associações religiosas e movimentos cristãos de uma Paróquia; circunstancialmente outras...

  Quando? As duas normas fundamentais são a oportunidade e a conveniência. É oportuno? É conveniente? As circunstâncias influenciam muito este tipo de decisões. Há que tê-las em conta. Quem terá de ter a palavra final nestes assuntos serão os responsáveis de cada Paróquia ou de cada lugar de culto, o Pároco ou o Bispo. Eles, por sua vez, deverão ter em conta o parecer e a sensibilidade de outras pessoas da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.