Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Via Sacra: o que é? Como fazer?


  É comum em todas as sextas-feiras da Quaresma o povo de Deus fazer o piedoso exercício da Via Sacra, também conhecido como "Via Crucis", isto é, "Caminho da Cruz". É verdade que a podemos fazer em qualquer época do ano, em especial, todas as sextas-feiras, mas é na Quaresma que essa devoção ganha ainda mais força e significado. A Via Sacra compreende, tradicionalmente, quatorze "estações", quatorze paradas, reflexões sobre os últimos momentos de Jesus em sua Paixão, antes da Ressurreição.

  A Via Sacra tomou forma com os Cruzados, na Idade Média, quando motivados pelos caminhos de Jesus em Jerusalém, resolveram recompô-lo ao voltarem à Europa como forma de meditação, ou retiro sobre a vida de dor, sofrimento e entrega de Jesus. Essa ideia foi muito bem aceita pelo povo, principalmente pelos simples que puderam meditar sobre a vida de amor do Cristo, sem grandes teologias. As meditações dessas etapas da vida de Jesus foram se firmando aos pucos e só fixada, como mais ou menos conhecemos hoje, pelo século XVI.

  O esquema da Via Sacra é simples: enuncia-se a estação, isto é, a cena a ser meditada e imediatamente se acrescenta a antífona: "Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo". Ao proferir a oração, os fiéis genufletem, se ajoelham diante da cruz que se leva e que se põe à frente de cada estação representada, dentro ou fora da Igreja, por cruzes ou mesmo por quadros ou esculturas de imagens da cena. Passa-se a uma pequena meditação escrita da estação ou da própria leitura do texto bíblico referencial, terminando coma oração do Pai-nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai. No deslocamento para a próxima estação, pode-se entoar algum canto como o "Pela Virgem Dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa..."

  Eis as estações da Via Sacra:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte.

2ª Estação: Jesus carrega a cruz

3ª Estação: Jesus cai, pela primeira vez, com o peso da cruz.

4ª Estação: Encontro com a Virgem Maria

5ª Estação: O Cirineu ajuda o Senhor a carregar a Cruz

6ª Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus

7ª Estação: Segunda queda no caminho da Cruz

8ª Estação: Jesus consola as filhas de Jerusalém

9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez

10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes

11ª Estação: Jesus é pregado na Cruz

12ª Estação: Jesus morre na Cruz

13ª Estação: Jesus nos braços de sua mãe

14ª Estação: Jesus é depositado no Sepulcro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.