Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Lourdes (A Mensagem de Lourdes)



  Chama-se “Mensagem Lourdes” os gestos e as palavras que trocaram a Virgem e Bernadette, à Caverna de Massabielle, durante os 18 aparecimentos, do 11 de Fevereiro de 1858 ao 16 de Julho de 1858. Para efetivamente compreender os acontecimentos que se desenrolaram e melhor aprender “a Mensagem Lourdes”, convem conhecer o contexto dos aparecimentos dos quais Bernadette beneficiou. Lourdes, ao século XIX , é um pequeno lugar onde vivem uns 4000 habitantes, entre os quais conta-se notável, notários, advogados, médicos, oficiais, mas também, cabouqueiros, e os pequenos artesões, como os moleiros.Os moinhos são numerosos, Bernadette Soubirous vai nascer em um deles, o Moinho de Boly, a 7 de Janeiro de 1844.

  A 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette, a sua irmã Toinette e a sua amiga Jeanne Abadie, vão procurar madeira. Dirigem-se para “a lugar onde o canal junta-se ao Gave”. Chegam na frente da Caverna de Massabielle. Toinette e Jeanne atravessam a água glacial do canal. Bernadette, devido à sua asma crônica, hesita a fazer tanto. É quando “entende um barulho assim como um golpe de vento”, mas “nenhuma árvore move”. “Levantando a cabeça, vê, na parte côncava do balanço, pequena donzela, envolvida de luz, que olha-a e ela sorri”. É o primeiro aparecimento de Notre-Dame.

  No tempo de Bernadette, a Caverna era um lugar sujo, escuro, úmido e frio. Chamava-se esta Caverna “o Tute aos porcos”, porque era o lugar onde conduzia-se os porcos. É lá que Maria, símbolo de brancura, pureza, sinal de Amor de Deus, e que revela o que Deus quer fazer em cada um de nós, quis aparecer. Há um imenso contraste entre esta Caverna escura, úmida, e a presença da Virgem Maria, “a Imaculada Concepção”. Aquilo recorda-nos o Evangelho: o encontro entre a riqueza de Deus e a pobreza do homem. Cristo veio procurar o que era perdido.

  Lourdes, o fato de Maria aparecer numa caverna suja e escura, neste lugar que se chama Massabielle, o velho balanço, é para dizer-nos que Deus vem juntar-se a nós onde estamos. A Caverna não é tão somente o lugar do acontecimento, um lugar geográfico, é também um lugar onde Deus faz-nos sinal para revelar-nos o seu coração e o nosso próprio coração. É uma lugar onde Deus deixa-nos uma mensagem que não é diferente do Evangelho. Deus vem para dizer-nos que gosta de nós - aí está todo o conteúdo “da Mensagem Lourdes” - como somos, com todos os nossos sucessos, mas também com todas as nossas feridas, as nossas fragilidades, os nossos limites.

  A quando do terceiro aparecimento, a 18 de Fevereiro, a Virgem fala pela primeira vez. Bernadette que estica-lhe uma folha de papel e um lápis de modo que inscreva o seu nome, “a Senhora” replica: “Que tenho a dizer-vos, não é necessário pô-lo por escrito”. É uma palavra extraordinária. Aquilo quer dizer que Maria quer entrar com Bernadette numa relação de proximidade, que se situa a nível do coração. O coração, na Bíblia, significa o centro mesmo da personalidade, que tem de mais profundo no homem. Bernadette imediatamente é convidada a abrir as profundidades do seu coração à esta Mensagem de Amor.

  À segunda palavra da Virgem: “Queres fazer-me a graça de vir aqui durante quinze dias?”, Bernadette fica perturbada.

  Terceira palavra do Virgem: “Não vos prometo tornar-vos feliz neste mundo, mas no outro”. Conhecemos o mundo da violência, da mentira, da sensualidade, do lucro, da guerra. Mas conhecemos também o mundo da caridade, da solidariedade, da justiça. Quando Jesus, no Evangelho, convida-nos a descobrir o Reino dos céus, convida-nos a descobrir, no mundo como é, “outro mundo”. Onde há o Amor, Deus está presente. Esta realidade não oculta o horizonte da mensagem que é o Céu. A Virgem Maria transmite a Bernadette a certeza de uma terra prometida que poderá ser atingida apenas transversalmente a morte. Sobre a terra, são os compromissos; os casamentos são para após, para o Céu.

  Fazer a experiência de Deus, não é nada mais que fazer a experiência do amor sobre esta terra. Ao que souber descobrir isso, Jesus declara: “Não estás distante do Reino de Deus”. Apesar da sua miséria, da sua doença, da sua falta de cultura, Bernadette sempre esteve profundamente feliz. É isso o Reino de Deus, o mundo do verdadeiro Amor.

  Durante os sete primeiros aparecimentos de Maria, Bernadette mostrou um rosto brilhante de alegria, de felicidade, de luz. Mas, entre o oitavo e o duodécimo aparecimento, qualquer mensagem: o rosto Bernadette fica duro, triste, doloroso e sobretudo realiza gestos incompreensíveis. Andar à joelhos até ao fundo da Caverna. Abraçar o solo sujo da Caverna. Comer algumas ervas amargas. Raspar o solo e, por três vezes, tentar beber a água enlameada, aspirá-lo ligeiramente, seguidamente rejeitar-o. Tomar lama entre as suas mãos e borrar-se a figura. Seguidamente, Bernadette olha a multidão afastando os seus braços. Então, todos dizem: “É louca”. Durante quatro aparecimentos, Bernadette reproduzirá os mesmos gestos. Quer dizer o que isso significa? Ninguém compreendeu nada! Estamos no entanto no meio da “Mensagem Lourdes”.

  Estes gestos são, com efeito, gestos bíblicos. Porque “a Senhora” pediu-lhe o, Bernadette exprimirá a Encarnação, a Paixão e a Morte de Cristo. Andar à joelhos até ao fundo da Caverna: é o gesto da Encarnação, da redução de Deus quando homem. E Bernadette se enlamea de terra para significar que esta redução é efetivamente o gesto do Amor de Deus para os homens.

  Comer as ervas amargas recorda a tradição judaica que encontra-se nos textos antigos. Quando os judeus queriam significar que Deus tivesse tomado sobre ele todas as amarguras, todos os pecados do mundo, matavam um cordeiro, esvaziavam-no, preenchiam-no de ervas amargas e pronunciavam sobre ele a oração: “Eis o Cordeiro de Deus que toma sobre ele, que retira todas as amarguras, todos os pecados do mundo”. Esta oração é evocada à missa.

  Borrar-se a figura: o profeta Isaías, quando fala do Messias , Cristo, ele mostra-o sob os traços do Empregado indisposto. “Porque levava sobre ele todos os pecados dos homens, o seu rosto não tinha mais figura humana. Aí está, à Caverna, Bernadette desfigurada pela lama, e pela multidão que grita: “Ficou louca”.

  Os gestos que Bernadette realiza são gestos de liberação. A Caverna désencombrée das suas ervas, da sua lama. Mas porque é necessário assim liberar esta Caverna? Porque esconde um tesouro imenso, que é necessário absolutamente atualizar. Assim, ao nono aparecimento, “a Senhora” pedirá Bernadette que vá raspar o solo, basicamente deste “Tute aos porcos”, dizendo-lhe: “Vai-se à fonte, beber e lá lavar-se”. E eis que um pouco de água enlameada começa a vazar, suficientemente de modo que Bernadette possa beber. E aí está que esta água fica, pouco a pouco, transparente, pura, límpida.

  Por estes gestos, é nos revelado o mistério mesmo do coração de Cristo: “Um soldado, da sua lança, lhe transpassa o coração e, imediatamente, salta sangue e a água”. Mas também as profundidades do mistério do coração do homem, criado à imagem e a semelhança de Deus: “A água que dar-lhe -ei, tornar-se-á nova fonte que salta em vida eterna”. O coração do homem, ferido pelos pecados, é representado pelas ervas e pela lama. Mas basicamente deste coração, ele da à vida mesmo de Deus, representada pela fonte.

  Pede-se Bernadette: ““A Senhora” dizia-lhe algo?” Responderá: “Sim, de vez em quando dizia: “Penitência, penitência, penitência. Solicitas para os pecadores ”. Por “penitência”, é necessário compreender conversão. Para a Igreja, a conversão consiste, como Cristo ensinou, voltar o seu coração para Deus, para os seus irmãos. “Solicitas para os pecadores ”. Solicitar faz entrar no Espírito de Deus. Assim podemos compreender que o pecado não trás a felicidade do homem.

  A quando do décimo terceiro aparecimento, Maria dirige-se assim a Bernadette: “Vão dizer aos padres que eles construam aqui uma capela e que venham em procissão”. “Que venham em procissão”, significa andar, nesta vida, sempre junto dos nossos irmãos. “Que ele construa uma capela”. Em Lourdes, capelas foram construídas, para acolher a multidão dos peregrinos. Mas estas capelas são apenas os sinais à comunhão baseada na caridade, à qual todos são chamados. A capela, é” a Igreja " que devemos construir, onde estamos, na nossa família, sobre o nosso lugar de trabalho, na nossa paróquia, na nossa diocese. Qualquer cristão passa a sua vida a construir a Igreja, vivendo a comunhão com Deus e os seus irmãos.

  O 25 de Março de 1858, dia do décimo sexto aparecimento, Bernadette torna-se à Caverna onde, por iniciativa do Abbot Peyramale, curé Lourdes, pede “à Senhora” que diga o seu nome. Por três vezes, Bernadette faz a pergunta. Ao quarto pedido, “a Senhora” responde-lhe em patois: “Que soy era Immaculada Counceptiou”, “sou a Imaculada Concepção”. Bernadette não tem compreendido imediatamente o sentido desta palavra. A Imaculada Concepção, como a insígnia a Igreja, é “Maria concebida sem pecado, graças aos méritos da Cruz de Cristo” (definição do dogma promulgado em 1854). Bernadette torna-se imediatamente no Sr. Curé, para transmitir-lhe o nome “da Senhora”. , Compreender-lhe -á que é a Mãe de Deus que aparece à Caverna de Massabielle. Atrasado, o bispo Tarbes, Monseigneur Laurence, autenticar-o-á.

  A assinatura da mensagem intervem após 3 semanas de aparecimentos e 3 semanas de silêncio (do 4 ao 25 de Março). O 25 de Março é o dia do Anunciação, “da concepção” de Jesus no seio de Maria. A Senhora da Caverna diz a sua vocação: é a mãe de Jesus, que em seu ser concebeu o Filho de Deus. Para isso, é Imaculada, habitada por Deus. Assim, a Igreja e qualquer cristão têm a deixar-se habitar por Deus para ficarem Imaculados, radicalmente perdoados, de forma a serem, eles também, testemunhos de Deus. Será a vocação de Bernadette. A 7 de Abril, para o aparecimento seguinte, a chama do círio passará entre os seus dedos sem estar a queimá-los. Fica transparente da luz, pode, ela também, comunicar a luz de Deus. Maria diz-nos que é que devemos tornar-se. O dia da sua 1ª comunhão (3 de Junho de 1858), Bernadette prolonga esta experiência unindo-se ao dom de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.