Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dia de São Pedro é celebrado com Missas, Show Católico e emocionante Procissão


  O Dia de São Pedro, Padroeiro principal de nossa Paróquia e do Município de São Pedro da Aldeia foi celebrado no último domingo (29), pela Comunidade católica aldeense e muita gente de diversos cantos de dentro e de fora da Paróquia, com muita festa e uma intensa programação que emocionou a muitos. Já no encerramento do Novenário, dia 28, ficamos maravilhados com a presença e a palavra de nosso Arcebispo Dom José Francisco que fez questão de estar presente nas festividades e confirmar-nos na fé.

  As celebrações se iniciaram cedo com a alvorada de fogos e a tradicional e antiga banda que circulou o centro da cidade acordando os moradores e convocando-os aos primeiros momentos do dia. Com as Laudes Solenes iniciamos as orações do dia na Igreja Matriz, às 7h. Com a presença de muitos paroquianos e visitantes, elevamos nossas vozes para Deus, pedindo a forte intercessão do Padroeiro.

  Às 7h30 celebrei a primeira Missa do dia, rezando de forma especial pelos devotos de São Pedro. Ao final da Missa demos a tradicional “Bênção das chaves”, pedindo a proteção de todos e a graça de uma casa, para alguns. Na sequência tivemos as confissões para os fiéis; num dia de festa, a festa maior deve ser da misericórdia de Deus para as almas contritas. Enquanto Pe. Rafael continuava as confissões que iniciei, me dirigi novamente ao altar de Deus para oferecer o santo sacrifício e interceder pelo Município de São Pedro e suas autoridades. Nesta Missa esteve presente o Sr. Vice Prefeito Iédio Rosa e o Superintendente do Previspa, Mário César.

  Às 11h30 foi a vez dos veículos receberem a bênção e de todos os seus condutores se unirem às festividades de São Pedro. A Bênção oficiada pelo Pe. Rafael contou com a participação de muitos. Mais tarde, às 15h tivemos a terceira Missa do dia, dessa vez pedindo a bênção para as crianças. Enquanto isso a movimentação era intensa já conduzindo o “barco-andor” de São Pedro para o píer da marinha do Brasil, de onde sairia a Procissão lacustre. Às 16h em ponto saímos em direção à Praia da Pitória, onde centenas de fiéis já esperavam para seguirem na segunda procissão do dia.

  A Procissão terrestre foi uma página à parte de nossa Festa, com a presença das 17 Comunidades que compõem a Paróquia de São Pedro, cada qual levando o andor de seu Padroeiro, junto do andor principal de São Pedro. A longuíssima Procissão podia ser vista de longe e contou a presença do Pe. Érico Pitágoras, Capelão da Base aeronaval de São Pedro e de representatividade de sua Comunidade, com marinheiros trazendo o andor da Padroeira da Capela da Base, Nossa Senhora da Conceição e a presença de coroinhas e Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão da Capelania militar. Foi uma Festa da unidade!

  Depois da lindíssima Procissão, entre cantos e louvores, chegamos à Matriz onde tivemos a bênção dos pescadores, das Capelas, da água e dos objetos de devoção. Imediatamente assistimos, pela primeira vez o “Auto de São Pedro” encenado pelo Grupo Teatral da Base aeronaval de São Pedro da Aldeia – um momento especial de fé e arte juntas!


  Completamos nosso dia festivo com a Santa Missa campal que contou com a participação de centenas de fiéis que lotaram o Largo da Matriz. Um momento para não esquecer e celebrar sempre. Ao final da Celebração, o Pároco, Pe. Helcimar agradeceu à Comissão da Festa, na pessoa de seu coordenador Alex Alexandrino e a todos os setores que colaboraram com a realização da Festa. Logo após tivemos a quermesse que serviu deliciosos caldos, e na sequência o show com “Missionário Shalom”, que emocionou a muitos num louvor que uniu oração e músicas inspiradas. O exemplo de coragem e o esforço pela unidade da Igreja de São Pedro foi evidenciado neste lindo dia. Salve, São Pedro e até a Festa do ano que vem, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.