Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Os Pecados Capitais e seus reconhecidos males no ser humano


  Os pecados capitais recebem este nome porque são considerados “cabeças”, “puxadores”, “causadores” de outros tantos pecados. Em si já são horríveis, mas se prolongam em tantos outros; tratam-se propriamente não de atos isolados, mas de hábitos maus, fontes de pecado. Devíamos sempre nos interrogar, se combatemos o nosso defeito dominante e se trabalhamos eficazmente para desenvolver as virtudes contrárias a tais vícios. Vejamos a eles, em particular:

  ORGULHO: Desprezo dos outros, amor próprio em demasia, complacência em si mesmo, ambições excessivas, vaidade, arrogância, susceptibilidade, afetação. Ser escravo do “que dirão” e da moda. Resistente a qualquer correção e alheio ao processo de conversão. Apegado ao seu conceito e à sua vontade; impenitência e, às vezes, agressividade no falar e no ser, resvalando em grosserias.

  AVAREZA: Vícios contrários aos atos de caridade fraterna e amor oblativo, ao 7° e 10° Mandamento da Lei de Deus. Apego excessivo ao dinheiro ou a outras coisas. Não fazer esmolas com algo do meu supérfluo. Mesquinhez. Egoísmo, falta de partilha. Medo de perder suas coisas e desejo de posse exacerbado. Acúmulo de bens e ciúmes de “suas coisas”.

  LUXÚRIA: Vícios contrários aos 6º e 9º Mandamentos. Uso do corpo para o prazer pelo prazer. Pornografia; fornicação; adultério; sexo desregrado. Relações pré-matrimoniais. Masturbação; exibicionismo; voyeurismo. Falta de pudor. Homossexualismo e todas as parafilias.

  INVEJA: Inveja da felicidade, dos bens e êxitos dos outros. Alegrar-se com as desgraças do próximo. Ciúmes dos outros. Desejo de possuir o que é do outro. Tristeza pela realização dos outros. “Coitadismo”. Descarte dos bens que Deus concedeu e “olho grande” naquilo que é dos outros.

  GULA: Excesso no comer e no beber, gulodice, embriaguez. Requintes excessivos, abusos de guloseimas. Despesas excessivas de mesa. Sensualidade. Falta de temperança e de equilíbrio. Compulsão. Exagero nas medidas. Afoito no serviço e inconsequência nas ações. Falta de sacrifício e de fraternidade. Imediatismo.

  CÓLERA: Falta de autodomínio, exaltação, rancor, ressentimentos, mau humor, movimentos bruscos, grosserias, crueldades. Fofoca, intriga, desavenças. Mágoa e espírito de vingança. Revanchismo e sentimento de divisão. Espírito diabólico e negação do amor e da compaixão. Ofuscamento da vontade e das ideias.


  PREGUIÇA: No levantar de manhã, no trabalho, nas obrigações religiosas, sempre se arrastar e ir sem vontade; indolência; negligência; moleza, ociosidade e comodismo. Tibieza. Falta de espírito grupal. Perda de tempo com futilidades. Despreocupação e falta de compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.