Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Rezemos pelo Iraque e pelos cristãos perseguidos, humilhados e mortos


  A cidade iraquiana de Mossul se encontra em situação dramática desde o recente ataque apoiado provavelmente pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla em inglês). O arcebispo caldeu dom Amel Shimon Nona manifestou à Ajuda à Igreja que Sofre a sua preocupação com a situação: "Não sabemos ainda de que grupo se trata. Alguns falam do ISIS, outros que são elementos de várias facções. Temos que esperar para ter uma compreensão melhor da situação real. O que é verdade é que são extremistas, muitos já os viram patrulhando as ruas".

  Há notícias que indicam que o ISIS atacou quatro igrejas e um mosteiro. "Recebemos ameaças porque agora todos os fiéis fugiram da cidade. Eu me pergunto se algum dia vamos conseguir voltar para lá", prossegue o arcebispo. O arcebispo explica que os enfrentamentos começaram na quinta-feira, 5 de junho, mas se limitaram inicialmente a certas áreas da parte ocidental da cidade. "Mais da metade dos habitantes e toda a comunidade cristã fugiram imediatamente para a planície vizinha de Nínive. Até as 5 da manhã desta terça-feira estivemos recebendo famílias em fuga e tentando encontrar alojamento para elas nas escolas, nas salas de catequese, em casas abandonadas”. O prelado está agora em Talkif, povoado a três quilômetros ao norte de Mossul.

  Em 2003, a comunidade cristã de Mossul tinha 35.000 fiéis. Nos onze anos seguintes ao começo da guerra, o número caiu tragicamente para cerca de 3.000. "Agora, é provável que não tenha sobrado ninguém", declara dom Nona. "Continuamos orando para que o nosso país possa finalmente encontrar a paz (...) Não é fácil depois de tantos anos de sofrimento, mas nós, cristãos iraquianos, estamos firmes em nossa fé e temos que manter a esperança, mesmo na perseguição. É um grande desafio, especialmente depois do que aconteceu nestes dias".


Fonte: Portal da “Ajuda à Igreja que sofre”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.