Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Introdução ao Matrimônio no Código de Direito Canônico (segunda parte)


  Na Exortação apostólica  Familiaris Consortio, o Santo Padre, o Papa João Paulo II, depois de analisar a situação em que se encontra a Família no mundo de hoje, propôs algumas oportunas e belas reflexões sobre o que Deus teve em mente ao instituir o Matrimônio. Vamos considerá-las rapidamente.

  Para o amor: "Deus que criou os homens por amor, criou-os para o amor", diz o Papa (n° 11). Não, porém para o amor isolado, individualista, voltado para a própria pessoa. Seria o egoísmo. Mas para o amor comunicativo, capaz de se abrir aos outros. Segundo o plano divino, a Família é a primeira e fundamental expressão deste amor e, como a melhor manifestação do amor é a doação, na Família todos se doam reciprocamente; os esposos entre si, os pais aos filhos, os filhos aos pais, os irmãos uns aos outros. Nessa doação de todos é que está a comunhão, ou união comum de vida e de amor.

  Semelhança da Trindade: A Família, aliás, retrata em si o que acontece no próprio Deus em que o Pai se dá totalmente ao Filho e em que o Espírito Santo é o amor, ou doação substancial de ambos. "Deus é o amor e vive em Si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor"(idem).

  Doação definitiva e total: Para espelhar dignamente a perfeição de Deus, a doação recíproca dos esposos deve ser definitiva e, por isso indissolúvel; deve ser total e, por isso, doação não só da sexualidade mas das próprias pessoas. "A doação física total seria falsa se não fosse sinal e fruto da doação pessoal, na qual toda a pessoa, mesmo na sua dimensão temporal, está presente; se a pessoa se reservasse alguma coisa ou a possibilidade de decidir de modo diferente para o futuro, só por isto já não se doaria totalmente". A doação é total também ao que diz respeito à transmissão da vida. Que são os filhos afinal senão a doação comum e completa dos pais? "Na sua realidade mais profunda, o amor é essencialmente dom, e o amor conjugal enquanto conduz os esposos a se doarem reciprocamente tornando-se uma só carne", não se esgota no interior do próprio casal, já que os habilita para a máxima doação possível, pela qual se tornam cooperadores com Deus no dom da vida a uma nova pessoa humana. Deste modo os cônjuges, enquanto se doam entre si, doam, para além de si mesmos, a realidade do filho, reflexo vivo do seu amor, sinal permanente da unidade conjugal e síntese viva e indissociável de seus pais (n°14).

  Sinal da Igreja: Esta comunhão de amor, tão íntima e tão perfeita, que é o Matrimônio, Deus assumiu como sinal e figura do seu amor pelos homens. Realmente Ele os amou tanto que, vindo-lhes ao encontro para doar-se totalmente, fez-se igual e se uniu a eles no mistério da Encarnação e da Redenção. "A comunhão entre Deus e os homens encontra o seu definitivo cumprimento em Jesus Cristo, o Esposo que ama e se doa como Salvador da humanidade, unindo-a a Si como seu corpo" (n°13).

  Grande Sacramento: Nesta ordem de considerações, percebe-se porque Jesus cristo, elevando o Matrimônio à dignidade de Sacramento, concede aos esposos cristãos a graça de participarem do amor que Ele mesmo tem pela sua Igreja. "Os esposos, portanto, são para a Igreja o chamamento permanente daquilo que aconteceu sobre a cruz, são um para o outro, e para os filhos testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar" (n°13).

  Igreja Doméstica: Maravilhosas as riquezas espirituais do Matrimônio cristão! Nele se encontra não apenas a comunhão do amor que gera a família, mas a comunhão vital do amor de Cristo pela Igreja que santifica os esposos e os faz capazes de santificar os filhos. "Igreja Doméstica" no dizer do Concílio, dispondo de todos os subsídios da Graça Sacramental; é necessário que "os pais sejam para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé" (Lumen Gentium,11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.