Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alguns apoftegmas



Um irmão interrogou o abade Pastor dizendo: “Que devo fazer quando na cela (o quarto do monge) sinto me faltar coragem?” Disse-lhe o Macróbio: “Não desprezes a ninguém, não julgues a ninguém e não infames a ninguém, assim dar-te-á Deus repouso e tua vida na cela será tranquila.”


Certo dia reuniram-se os padres da Cítia para falarem de um irmão que pecara; todavia o abade Pior calava-se, até que enfim levantou-se, saiu, tomou um saco que encheu de areia e pôs aos ombros; tratou também de meter um pouco de areia num cestinho que lhe estava adiante. Aos padres que perguntaram o significado daquilo respondeu: “O saco cheio de areia são meus pecados; como são numerosos, os pus às costas para não lamentá-los, nem deplorá-los. Já a pouca areia à frente de mim são os pecados do meu irmão, nos quais me concentro a julgá-los. Não é isto contudo o que se há de fazer: antes devia levar meus pecados à diante de mim, para neles meditar, e pedir a Deus para os perdoar.” Aos escutar isso exclamaram os padres: “Verdadeiramente, esse é o caminho da salvação!”


Disse um ancião: “Se fores casto, não condenes o lúbrico, pois tu bem transgredirias na mesma lei. Com efeito, quem disse: ‘Não fornicarás’, também disse: 'Não julgarás'”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.