Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Santo André Dung-Lac e Companheiros


  
  Hoje celebramos a Páscoa de 117 mártires vietnamitas dos séculos XVIII e XIX, canonizados pelo Beato João Paulo II, em 1988. Os mártires deram a vida por Cristo nas mais diversas vocações: 8 bispos, 50 padres e 59 leigos. Todos morreram heroicamente pela fé, em diversos tempos. Camponeses, pais e mães de família, catequistas, seminaristas, todos deram testemunho de seu amor por Jesus.

  A grande parte dos mártires foi decapitada, outros estrangulados, queimados vivos, esquartejados e mortos na prisão. Todos se recusaram a pisar na cruz e a apostatar, isto é, a abandonar a sua fé. Para cada um dos fiéis, a vida cristã não era apenas um caminho, mas o caminho de vida; Cristo não era uma figura edificante, apenas modelo de vida, mas era o centro de suas vidas, assim como Paulo disse: “já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”.
  Esses mártires, de condição tão diferente e vindos das mais diversas regiões, foram fiéis à cruz de Cristo e suportaram sofrimentos horríveis. Mesmo no meio das trevas da vida e da injustiça e crueldade humana, se confiaram às mãos do Pai, à sua Providência e Amor. Sua coragem e ardor inspiraram até outros santos, como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face que, ao saber do exemplo dos mártires e ao ler suas cartas, pôs-se a rezar incessantemente por todos os missionários de sua época, sendo mais tarde, com São Francisco Xavier, Padroeira das Missões.
  Hoje, em meio a tantas facilidades e pouco sacrifício dos cristãos, deveríamos ficar envergonhados com nossa fraqueza e pouco espírito de entrega. O horrendo mal acontecido com os mártires (línguas arrancadas, corpos serrados ou desmembrados, fechados em cavernas com feras...) deveria nos fazer pensar mais em como encaramos as dificuldades da vida e como vivemos nossa fé de modo efetivo.
  Possam os santos mártires interceder por nós e nos ajudar a dar a vida por Cristo e por sua Igreja, sem reclamações, omissões, comodismos ou desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.