Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei do universo



  Celebramos hoje, último domingo do ano litúrgico, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Pensar em Cristo como Rei, é pensar em sua soberania, em sua realeza e na resposta que damos a Ele. O Evangelho que escutamos apresenta uma pergunta de Pilatos: "Tu és rei?", e Jesus responde: "Tu o dizes, eu sou rei" (Jo 18, 37). Assim, por mais que Cristo seja mesmo o Rei, a resposta do Senhor nos indica que é necessária a adesão ao seu reinado. Principalmente que o senhorio de Cristo Rei esteja sobre o homem e sua história e, em primeiro lugar, sobre o seu próprio coração.

  Pilatos não reconheceu Jesus. Muitos também hoje não O reconhecem. Saber pela doutrina que Jesus é “Nosso Senhor”, não nos garante virtude; até os estudiosos repetem o que Ele dizia ser, mas acreditar é outra coisa. Não podemos apenas reconhecer a realeza de Cristo, mas professá-la com a vida.
  O relato que lemos hoje é tirado do Evangelho da Paixão de Cristo, segundo São João. A realeza de Jesus se insere na figura do Messias sofredor; não há glória sem cruz, não há vida sem a morte, não há Evangelho sem contradições. O Cristo Rei e Senhor é o mesmo do Calvário. Não podemos ser de Deus e servir ao seu reino, se não for pelo signo da Cruz. É preciso querer esse reino de Jesus! Querer ser testemunha e súdito do seu reino, tendo a coragem e a disponibilidade para suportar o mal, como Ele suportou.
  Ao levantar nossos olhos para o Cristo Rei, devemos nos perguntar que reino é esse que Ele deseja implementar. Segundo o Prefácio da Solenidade de hoje é “um reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino de justiça, do amor e da paz”. É um reino que compromete: somos verdadeiros? Comprometemo-nos com a defesa da vida? Buscamos a santidade em nosso meio? Clamamos e nos vestimos da graça de Deus? Exercemos a justiça em nossas relações? O amor é um dom pedido e vivido? A paz é um caminho seguido em todos os lugares? Se o Reino de Deus ainda não se expandiu como deveria, não é por falta de eficácia da Palavra, mas de vivência de nossa parte. O senhorio de Jesus realiza-se em nós e por nós.
  Jesus é Rei principalmente porque veio anunciar e mostrar a verdade. Muitos têm problema com a verdade: ou não a aceitam ou não a vivem... Não se pode falar da verdade no plural! Existe apenas uma e é a que o Senhor nos apresentou; não é apenas uma "não-mentira", mas a revelação de tudo o que o homem é e pode ser. Não tenhamos medo, receio daquilo que Cristo nos mostra, daquilo que Ele nos pede e nos indica.
  Ao celebrar o Rei, como não pensar na Rainha? Elevemos também a Maria, nossa Mãe, um louvor de filhos. Que ela interceda por nós e nos ajude a difundir o Reino do seu Filho cá na Terra e um dia ver face a face o Rei de todo o universo. Amém!

2 comentários:

  1. Linda mesmo essa leitura do Evangelho da Paixão de Cristo, que Jesus mostrou sua realeza pela cruz.
    Viva Cristo Rei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que saudades querido Pe.Helcimar e que alegria podermos acompanhar este novo blog, com grandes ensinamentos e novidades para todos nós. Que Nossa Senhora interceda pelas suas necessidades e que São Miguel defenda-o de todo mal. Abraços da Ana Maria e do Lucas. (Paróquia N.Sra da Conceição e Sta. Isabel - Capela São João Batista)

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.