Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Retirar-se ou fugir?



  Qual a diferença entre “retirar-se” e “fugir”? Refletindo tal coisa, cheguei à seguinte conclusão: “fugir”, significa correr para longe, bem longe de todas coisas, abandoná-las como sendo ruins ou quase isso; é fazer um corte profundo entre o antes e o depois, é não mais querer voltar. É apagar o que passou e se lançar numa nova investida sem nenhum toque com o passado ou com aquilo que o tange.

  “Retirar-se”, significa deixar as ocupações rotineiras, trabalhos, problemas, para melhor compreender a nossa própria vida e a vida de Cristo; é sair do burburinho e empreender uma grande viagem rumo a Deus e a si mesmo. Enfim, distanciar-se não para abandonar, mas para ver com outros olhos a realidade, perceber de outro ângulo.
  Como é importante fazer a experiência do retiro. Os homens hoje correm desesperadamente e não têm tempo para Deus e para si mesmos. A realidade, às vezes muito dura, os engole e lhes tira o ânimo, a paz. Nunca vimos tanta gente sofrendo de depressão e de tristeza. Apesar das inúmeras opções de lazer que hoje temos, o homem moderno, não raras vezes, se encontra sozinho, abatido, sem perspectiva, sem vida.
  Fugir das dificuldades não é o correto, nem é o bom. Retirar-se, para ver de outra forma as mesmas dificuldades, isso é bom e correto. Muitos sentem vontade de abandonar tudo: família, trabalho, Igreja e até a própria existência. Mas isso só agravará a situação. Sair por ora do furação, é a melhor opção para não vê-lo como um gigante e vencê-lo – como David – com a simples solução de uma pedrinha atirada no ponto certo.

Um comentário:

  1. Oi Pe. Sinto uma enorme dificuldade em me retirar para ver as situações de modo diferente ou de ficar em silêncio e tentar ver as respostas através desse "retiro". Como posso inciar e tornar isso uma prática, para ajudar nessa caminhada?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.