Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Santo André, Apóstolo



  Nasceu em Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João, o evangelista. Os dois eram discípulos de João Batista, e este ao ver passar Jesus (quando voltava do deserto depois do jejum e das tentações) exclamou: "Eis aí o Cordeiro de Deus". André se emocionou ao ouvir semelhante elogio e foi atrás de Jesus, Jesus se voltou e lhes disse: "O que procuram?". Eles lhe disseram: "Senhor: onde moras?" Jesus lhes respondeu: "Vinde e vêde!". Foram e passaram com Ele aquela tarde.

  Esse chamado mudou sua vida para sempre. Santo André foi em seguida onde vivia seu irmão de sangue Simão e lhe disse: "encontramos o Salvador do mundo" e o levou onde estava Jesus que encontrou no grande São Pedro um amigo íntimo e o chefe de sua Igreja. No dia do milagre da multiplicação dos pães foi Santo André quem levou a Jesus o moço que tinha os cinco pães. O santo presenciou a maioria dos milagres que fez Jesus e escutou, um por um, seus maravilhosos sermões, vivendo junto a ele por três anos.
  No dia de Pentecostes, Santo André recebeu junto com a Virgem Maria e os outros Apóstolos, o Espírito Santo em forma de línguas de fogo, e mais adiante se dedicou a pregar o Evangelho com grande valentia e fazendo milagres e prodígios.
  Seu nome diz bem o que foi sua vocação e vida (André=coragem, força); de fato, este apóstolo do Senhor gastou toda a sua vida para servir a Jesus e falar d'Ele a toda a gente. Sendo o primeiro a ser chamado pelo Senhor, nunca se gabou ou fez uso disso como privilégio. Antes, pelo contrário, humildemente, sempre viveu bem o lugar que se encontrava. Vale lembrar que nas listas dos Apóstolos ele só vem depois de Pedro, Tiago e João.
  A tradição coloca seu martírio em 30 de Novembro do ano 63, sob o império terrível de Nero. Segundo o martirológio, o santo foi morto da mesma forma que seu irmão Pedro, crucificado, mas numa cruz em forma de X que acabou levando seu nome: "cruz de Santo André".
  O fervor deste grande apóstolo e seu amor por Jesus são inspirações para nós hoje, principalmente quando vemos uma leva de cristãos cada vez menos comprometidos com as coisas de Deus, fracos na fé e, por vezes, inimigos da cruz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.