Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Seguir Jesus é o mesmo que seguir qualquer outro mestre?



  Jesus pode ser confundido com outros profetas e “messias” da História? Respondendo a isso, o Papa Bento XVI nos alerta que cada uma dessas personalidades passou pelo mundo e apresentaram uma mensagem que não era sua e apenas Jesus Cristo nos deu uma doutrina própria, porque não era filosófica nem sectária, mas a própria mensagem de Deus dada por Seu Filho. Acompanhemos a exposição do Papa:

  “Já no Evangelho encontramos duas posições possíveis, em relação a Cristo. O próprio Senhor distingue: o que dizem as pessoas e o que vós dizeis. Pergunta o que dizem as pessoas que O conhecem em segunda mão, ou de modo histórico, literário, e depois o que dizem aqueles que O conhecem intimamente e que realmente entraram em contato com Ele, que têm experiência da Sua identidade.
  Esta distinção permanece presente ao longo de toda a História: há uma impressão de fora que tem elementos de verdade. No Evangelho vê-se que alguns dizem: “É um profeta”. Assim como hoje se diz que Jesus é uma grande personalidade religiosa ou que está entre os avatares (as múltiplas manifestações do divino). Mas aqueles que entraram em comunhão com Jesus reconhecem que se trata de uma outra realidade, é Deus presente num Homem.
  Buda, em substância, diz: “Esqueçam-me, andem só no caminho que vos mostrei”. Maomé afirma: “O Senhor Deus deu-me estas palavras que verbalmente vos transmito no Corão”. E assim por diante. Mas Jesus não entra nesta categoria de personalidades visível e historicamente diversas. Menos ainda é um dos avatares, no sentido dos mitos da religião hinduísta. É uma realidade completamente diferente. Pertence a uma história, que começa com Abraão, na qual Deus mostra o seu rosto, Deus revela-se como uma Pessoa que sabe falar e responder, que entra na história.
  E esse rosto de Deus, de um Deus que é Pessoa e atua na História, encontra o seu cumprimento naquele instante em que o próprio Deus, fazendo-se Homem Ele mesmo, entra no tempo. Assim, mesmo historicamente, não se pode comparar Jesus Cristo às várias personalidades religiosas ou às visões mitológicas orientais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.