Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Apresentação de Nossa Senhora



  Hoje é a memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo é uma das celebrações litúrgicas mais cercadas de mistérios. Este momento da vida da Virgem não está na Sagrada Escritura, nem tampouco se encontra num livro canônico, estritamente falando. O que sabemos deste episódio se encontra na tradição da Igreja e, sobretudo, num livro apócrifo chamado Proto-Evangelho de Tiago.

  Segundo uma piedosa  tradição, Maria Santíssima foi levada por Sant’Ana e São Joaquim para ser apresentada e educada no Templo, pelos sábios de sua época; a pequena Maria contava apenas com três anos de idade, mas já se destacava pelo interesse nas coisas de Deus.  Apesar da pouca idade, a menina entendia sua oferta e agradecia a Deus por ter sido a resposta do Senhor a um milagre, pois, segundo se conta, Joaquim e Ana já muito idosos, pediam a graça de um filho e Maria fora a resposta à oração humilde e contrita.
  Segundo uma revelação particular de  Santa Isabel da Turíngia, todas as orações feitas pela pequena Maria se resumiam no seguinte:
  
1° Alcançar as virtudes da humildade, paciência e caridade;  
2° Conseguir amar e  odiar tudo que a Deus tem amor ou ódio;   
3° Amar ao próximo e tudo que lhe é caro;  
4° Rezar pela conservação da nação e do templo, da paz e da plenitude das graças de Deus 
5° Ver o Messias e  poder servir à  sua santa Mãe.

  Na  Igreja oriental a Apresentação de Nossa Senhora é desde o século V uma festa litúrgica. Já na Igreja ocidental, a Apresentação de Nossa Senhora é comemorada desde o século VIII de maneira dispersa.  Só com o Papa Gregório XI, em 1372, em Avignon, confeccionou-se uma Missa própria com seus formulários e apenas para celebração particular. Em 1585, Sixto V ordenou que fosse celebrada em toda a Igreja Católica.

Oração

Ó Maria, Mãe apresentada ao Templo, indica-nos o caminho para a Casa de Deus! Ensina-nos o zelo pelas coisas do Senhor e a reverência para com o sagrado.
Olha para nossas necessidades e apresenta-nos ao Seu divino Filho, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Amém!

Um comentário:

  1. Diante de belíssima celebração mariana,não poderia deixar de partilhar o que diz meu amado "Tinho" (Santo Agostinho),em um de seus sermões:
    "Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente".

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.