Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Beleza da Festa de Corpus Christi


  A Festa de Corpus Christi é uma das festas católicas mais populares do mundo. Sua razão de ser é exaltar a Eucaristia e convocar os fieis para o culto eucarístico, suscitando amor, reverência e adoração. É um dia de cantos a Jesus presente na Eucaristia, de procissões e adorações, de tapetes ornamentais e de muito júbilo pelo Senhor. Também conhecida na Europa como “Corpus Domini” (Corpo do Senhor), esta solenidade de Cristo é sempre um momento de ir à ruas, às sacadas e de demonstrar nosso carinho ao Santíssimo Sacramento.

  Este dia também é marcado por belas composições sobre a Eucaristia, algumas compostas há séculos. No século XIII, por exemplo, o Papa Urbano IV promulgou a bula “Transiturus” que instaurava para toda a cristandade a “Festa do Corpo de Deus” na cidade que até então estava infestada de Cátaros, que eram hereges que negavam o Sacramento da Eucaristia. O Papa pediu, então, para Santo Tomás de Aquino compor o ofício de Corpus Christi. Uma das orações compostas por Santo Tomás foi o belíssimo “Adoro Te Devote” que, rezado ou cantado, é sempre muito tocante. Eis o Hino:

1. Adoro te devote, latens Deitas, Quae sub his figúris vere látitas Tíbi se cor méum tótum súbjicitQuia te contémplans tótum déficit.

2. Vísus, táctus, gústus in te fállitur, Sed audítu sólo tuto creditur. Credo quídquid díxit Dei FíliusNil hoc verbo veritátis vérius.

3. In crúce latébat sola Deitas, At hic látet simul et humánitas Ambo tamen crédens atque cónfitens, Péto quod petívit látro paénitens.

4. Plagas, sicut Thomas, non intúeor Déus tamen méum te confíteor. Fac me tíbi semper magis crédere, In te spem habére, te dilígere.

5. O memoriále mórtis Dómini, Pánis vívus vítam praéstans hómini, Praésta méae ménti de te vívere, Et te ílli semper dulce sápere.

6. Pie pellicáne Jésu Domine, Me immundum munda túo sánguine, Cújus una stílla sálvum fácere Tótum múndum quit ab ómni scélere.

7. Jesu, quem velátum nunc aspício, Oro fiat illud quod tam sítio Ut te reveláta cérnens fácie, Vísu sim beátus túae glóriae. Amem

                                ***************************
1. Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida, Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências, A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro, Porque, vos contemplando, tudo desfalece.

2. A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós. Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus, Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.

3. Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade, Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade. Eu, contudo, crendo e professando ambas, Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

4. Não vejo, como Tomé, as vossas chagas Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus. Faça que eu sempre creia mais em Vós, Em vós esperar e vos amar.

5. Ó memorial da morte do Senhor, Pão vivo que dá vida aos homens, Faça que minha alma viva de Vós, E que à ela seja sempre doce este saber.

6. Senhor Jesus, bondoso pelicano, Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue Pois que uma única gota faz salvar Todo o mundo e apagar todo pecado.


7. Ó Jesus, que velado agora vejo. Peço que se realize aquilo que tanto desejo Que eu veja claramente vossa face revelada. Que eu seja feliz contemplando a vossa glória. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.