Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O que são as "Festas litúrgicas"? Como celebrá-las?


  Na liturgia, a “Festa” é a Celebração um pouco inferior à “Solenidade”. Identifica-se, inicialmente, com as do dia comum, como dia natural, por isso não tem I Vésperas. As “Festas” celebram os mistérios de Cristo e da fé cristã, assim como a Santos mais importantes em nível de tradição ou de santos fundadores em Institutos, podendo até serem “Solenidades”, em alguns casos.

  Na Celebração reza-se ou canta-se o “Glória”, dando caráter mais festivo àquela Missa. Pode ter Prefácio próprio ou será o do Comum, dependendo de sua importância. As leituras desta Celebração são próprias, sendo retiradas do Lecionário santoral; o uso do incenso é opcional e não se reza o Credo. Podem-se fazer também preces.

  Para a “Festa”, na Liturgia das Horas (Ofício das Leituras), canta-se o “Te Deum”; fora, porém, da Quaresma. As “Festas” do Santoral são omitidas quando caem em domingo, na Semana Santa e na oitava da Páscoa. Já as “Festas do Senhor”, quando caem em Domingo do Tempo Comum, ocupam o lugar deste, com três leituras e com I Vésperas, ganhando o status de Solenidade.

  Quatro “Festas” são celebradas na oitava do Natal: dia 26, Santo Estevão; dia 27, São João Evangelista; dia 28, os Santos Inocentes; e a “Festa” da Sagrada Família, está no Domingo que venha a cair entre os dias 26 e 31 de dezembro, nesse caso como “solenidade” e, portanto, com I Vésperas. Notemos ainda que, se esse Domingo vier a cair entre 26 e 28, ocupará o lugar da “Festa” aí prescrita, sendo esta então omitida no ano em questão. Caso, porém, não haja Domingo nesse período, então a “Festa” da Sagrada Família será celebrada no dia 30 de dezembro, em qualquer dia da semana. Os demais dias (29, 30 e 31) são considerados como dias da oitava do Natal, encerrando-se esta com a Solenidade da Santa Mãe de Deus, em 1° de janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.