Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Viva São João! Viva a alegria!


  Neste mês de Junho, muitos festejos se multiplicam pelo Brasil afora, as chamadas “festas juninas”. O que são elas? Qual a sua origem? Por mais democráticas que sejam, estas festas nasceram “católicas”, isto é, ligadas à doutrina católica. Dançar a quadrilha, ir a uma quermesse, soltar rojão e fazer fogueira, tudo é altamente simbólico dentro do catolicismo. Muita gente pensa que é apenas uma festa folclórica, popular, mas a verdade é que todos esses “ritos” têm sua raiz no cristianismo ou foram por ele transformados.

  As festas juninas ou “joaninas” são uma celebração religiosa européia tradicional do mês de Junho; elas tiveram origem nos países católicos que louvavam os santos através de comemorações com novenas, Missas e ladainhas (dentro da Igreja) e danças, comidas típicas e brincadeiras (fora da Igreja). Sobretudo no período medieval, as festas de junho se intensificaram. Outras vezes, as festas de solstício já existiam e foram adaptadas pelo cristianismo a fim de não perderem seu legado popular, mas também de celebrar não o paganismo, mas a fé em Cristo Jesus.

  Quando chegaram ao Brasil, no século XVI, trazida pelos colonizadores europeus e pelos missionários franciscanos e jesuítas, as festas joaninas (nome devido ao santo principal, São João) ganharam a corruptela de “juninas”. Misturando-se mais tarde com influências indígenas e negras e a elementos autóctones, as festas juninas se desenvolveram, sobretudo, no interior do Brasil, e ainda mais na região nordeste. Nas festas juninas são festejados os principais santos populares do mês de junho: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).


  Hoje, cidades como Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba disputam o “melhor São João”. Suas famosas quadrilhas e seus trinta dias de festa, despertam em todos admiração e empolgação. Mas, na origem de tudo, está a devoção aos amigos de Deus que fizeram a sua santa vontade e estão hoje no céu a interceder por nós. Ao festejarmos “o São João”, não deixemos de nos aproximar dos santos, de o celebrarmos com fé e de pedirmos a graça a Deus de imitá-los em suas virtudes. Esta será a melhor festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.