Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Hoje é a Solenidade de Pentecostes


A descida do Espírito Santo

  Pentecostes era uma das festas tradicionais judaicas. Nela se ofereciam a Deus os primeiros frutos das colheitas do campo. Tratava-se de uma das três grandes festas chamadas da "peregrinação", pois nelas os israelitas deviam peregrinar até Jerusalém para adorar a Deus no Templo. Os judeus residentes no estrangeiro utilizavam da palavra grega pentekosté - que significa quinquagésimo dia -, porque a festa era celebrada cinquenta dias depois da Páscoa.

  Encontravam-se arrebatados na oração quando se fez ouvir um ruído estrondoso e um vento impetuoso. Em seguida, aparecem línguas de fogo. Segundo uma piedosa e antiga tradição, a primeira língua de fogo - a mais rica - pousou sobre a cabeça de Nossa Senhora, e a partir d'Ela se multiplicou para os outros.

  Por que essas manifestações exteriores? Deus quis tornar visível o quanto era pleno o que ele entregava o ímpeto de amor, a grandeza do dom que descia. "Uma forte ventania" pode ser vista como a chegada da torrente de graças que estavam sendo derramadas sobre todos os presentes. Eram graças místicas eficazes e superabundantes que "encheram" o Cenáculo.

  O fogo, feito de luz e calor, era o melhor elemento para simbolizar o ardor próprio à ação restauradora e entusiasmante do Espírito Santo. Ao pairarem sobre as cabeças de Maria e dos demais presentes, as chamas se apresentavam sob a forma de línguas de fogo. Nelas podemos ver simbolizadas as labaredas que a pregação daqueles varões suscitaria.

A graça do Espírito Santo muda todos


  Diz a leitura que naqueles dias Jerusalém estava repleta de judeus e não judeus vindos de todas as partes da Terra. Como o ruído da ventania fora ouvido por toda a cidade, diante do Cenáculo "juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. Cheios de espanto e admiração, diziam: ‘Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua?'". E São Lucas continua: "Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: ‘Que significam estas coisas?'. Outros, porém, zombando, diziam: ‘Estão todos embriagados de vinho doce'" (At 2, 12-13).

  São Pedro levantou a voz e disse ao povo: "Homens da Judeia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia" (At 2, 14-15). Estavam ébrios, mas de uma embriaguez divina, e proclamavam a doutrina do Divino Mestre, pronunciando palavras de sabedoria, acerto, glória e repreensão. "Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: ‘Acontecerá, nos últimos dias...'" (At 2, 16-17). São Pedro recordou as profecias sobre Cristo e o povo as conhecia e se impressionou, abrindo os corações à conversão. São Pedro faz aqui, como Papa, a primeira proclamação de um dogma na História: o da divindade de Nosso Senhor.

  "Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais Apóstolos: ‘Que devemos fazer irmãos?'. Pedro lhes respondeu: ‘Arrependei- vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus'" (At 2, 37-39). Foram batizadas três mil pessoas. Em poucas horas, a Igreja passava a contar com mais de 3 mil membros. Era o início do apostolado em sistema de "avalanche", que se multiplicaria quando os Apóstolos começassem a fazer milagres. Em breve iam estender a evangelização por todo o mundo antigo, e chegaria um momento em que o Império Romano inteiro estaria cristianizado. 

Pedir uma nova efusão de graças 


  Para iniciar o terceiro milênio da Era Cristã, o Papa São João Paulo II quis publicar uma Carta Apostólica, assinada na Praça de São Pedro em 6 de janeiro de 2001. Nesse belíssimo documento, assinalamos o seguinte trecho: "Ao longo destes anos, muitas vezes repeti o apelo à Nova Evangelização; e faço-o agora uma vez mais para inculcar, sobretudo que é preciso reacender em nós o zelo das origens, deixando-nos invadir pelo ardor da pregação apostólica que se seguiu a Pentecostes. Devemos reviver em nós o sentimento ardente de Paulo que o levava a exclamar: ‘Ai de mim se não evangelizar!' (I Cor 9, 16)".( São João Paulo II - in "Novo millennio ineunte", n.40). Eis aí indicado o caminho para que neste terceiro milênio a Igreja rebrilhe com uma luz ainda mais fulgurante que nos séculos anteriores: "reacender em nós o zelo das origens, deixando-nos invadir pelo ardor da pregação apostólica que se seguiu a Pentecostes". 

Conclusão 

  Festa do amor de Deus, Pentecostes nos traz esta mensagem: devemos ter pela Santa Igreja Católica um amor sem limites, que se traduza em interesse candente por ela, em orações em obras de apostolado. Se nós, católicos, formos assim, todos os males que afligem o mundo de hoje serão vencidos. Assim como os Apóstolos, perseveremos com Maria Santíssima em oração, pedindo que o Espírito de Caridade nos infunda aquele amor que os abrasou: Emitte Spiritum tuum et creabuntur, et renovabis faciem terræ - Enviai, Senhor, o vosso espírito criador e será renovada toda a face da Terra (cf. Sl 103, 30). 


Adaptação do texto publicado no Portal Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.