Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 21 de junho de 2014

Hoje é Dia de São Luís Gonzaga


  São Luís Gonzaga nasceu em Mântua, Itália, em 1568 e morreu com 23 anos de idade, em 1591. É o patrono da juventude e também dos seminaristas, pois morreu antes de ser ordenado diácono. Seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma, sede da Ordem dos jesuítas da qual fazia parte.

  Recebeu educação esmerada e frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madrid. Foi pajem do príncipe Diego, filho de Filipe II. Para surpresa de todos, optou pela vida religiosa, simples, humilde e rústica, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo pai e por toda família dele ser uma grande figura na corte.


  Finalmente conseguiu realizar o seu ideal: entrar para a Companhia de Jesus e ser missionário além terras. Entretanto, viveu ali apenas seis anos. Morreu mártir da caridade ao serviço daqueles atacados pela peste, em Roma, a 21 de Junho de 1591. A 21 de Julho de 1604 a mãe pôde venerar como Beato a Luís, seu filho primogênito. Deixou a coroa de marquês, fez-lhe Deus presente a coroa dos Santos. Morreu aos 24 anos. Foi canonizado por Bento XIII em 1724 e pelo mesmo Papa dado como padroeiro à juventude que estuda. São Luís é exemplo de bondade, caridade fraterna e castidade perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.