Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

É Natal! O Amor veio a nós.


  Todos os anos os cristãos do mundo inteiro comemoram o nascimento de Cristo. Antes mesmo de ser um evento histórico, é um evento salvífico: Deus quis se avizinhar aos homens e veio como Homem. O amor que em Deus já habitava, expandiu-se pelo mundo inteiro na figura de um Menino. O Amor veio a nós e nos encontrou!

  Consideremos a bondade e misericórdia divinas derramadas sobre todos os seres: o Menino de Belém veio para todos, sem distinção. Pobre com os pobres, Simples para os simples, Homem para os homens... A vida plena oferecida a toda gente, em graça e em glória. Felicidade de Deus, felicidade dos homens!

  Ao celebrar o Natal, a essência não pode faltar: os presentes devem nos levar a pensar no grande presente que o Pai do céu nos deu, seu Filho único; o abraço, o beijo, o aperto de mão deve nos remeter ao afago de Deus que, em Jesus Cristo, acolhe toda humanidade em seu amor; a alegria que contagia as ruas e as casas em festa deve nos dirigir à felicidade de saber que somos importantes para o Senhor e que Ele também nos prepara uma grande festa no Céu.

  Natal não é correria; é passo lento, carregado de gravidade rumo à Belém interior do coração onde, apesar das palhas sem valor aos olhos humanos, o Deus Menino pode vir e se deitar. Natal não é poder comprar; é antes de tudo receber. Receber o amor, a paz, a palavra que conforta, o silêncio que explica, a luz que sempre brilha. É poder abrir os braços e envolver quem precisa, recebendo calor e amizade. Celebramos o Natal também dando, mas não o que se compra com dinheiro, mas o que se adquiriu durante a vida e que vem do profundo da alma: dar a verdade que liberta, o olhar que acaricia e não condena. Dar o sorriso que abre portas, a mão estendida que levanta, o ombro que conforta e consola...

  Jesus nasceu e ainda nasce. Nasce na liturgia celebrada, nasce na vida renovada, nasce na alma que se eleva pelo amor. Que todos nós sintamos as alegrias deste tempo e nos deixemos tocar pelo milagre do Natal. Sim, especialmente neste tempo, contemplemos o pobre Menino de Belém que, mesmo ainda sem palavras, fala a todos e de diversos modos, muda a todos. Que a Sagrada Família de Belém seja exemplo para nossas famílias! Que todos tenham um feliz e Santo Natal!


Pe. Helcimar Sardinha

Pároco da Paróquia de São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.