Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mais uma reunião do G8 da Igreja


  O Papa Francisco reuniu-se ontem, 3 de Dezembro, com os oito purpurados do Conselho de cardeais instituído para o coadjuvar no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria romana, foi o que comunicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, durante um briefing organizado para ilustrar aos jornalistas o andamento da segunda sessão dos trabalhos do organismo – que decorre no Vaticano até quinta-feira dia 5 depois da primeira que teve lugar  de 1 a 3 de Outubro passado.

  Na ordem do dia “um exame aprofundado da Cúria romana, que começou diretamente com uma reflexão sobre os dicastérios”, a partir da Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos. O padre Lombardi frisou “que o trabalho iniciado não é de retoques: pretende-se ir em profundidade. Ou seja, não se pensa em melhoramentos marginais, mas numa revisão consistente” da Pastor bonus para chegar a uma nova Constituição Apostólica sobre a Cúria romana. Depois de ter concelebrado com o Pontífice a missa da manhã em Santa Marta, o grupo restrito com o bispo secretário  Marcello Semeraro reuniu-se numa sala situada perto da capela.

  A agenda prevê sessões de manhã, das 9h00 às 12h30, e à tarde da 16h00 às 19h00. Os cardeais – explicou Lombardi – dividem as tarefas com base nas experiências pessoais, mas a responsabilidade das decisões deve ser considerada comum e partilhada. Entre a sessão de Outubro e a atual os oito purpurados prosseguiram o trabalho nas áreas geográficas de origem, quer sobre a rica documentação recolhida quer nos contatos para adquirir pareceres, participando também em reuniões de conferências episcopais nos continentes de proveniência.


Fonte: L’Osservatore Romano, 3/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.