Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Para quê tanto enfeite na árvore de Natal?


  São bolas, bengalas, sinos, anjinhos, tambores e uma infinitude de ideias pra lá de criativas. Mas por que tanto enfeite na árvore natalina? O que significam? Bem, a tradição cristã assimilou a árvore de Natal com São Bonifácio, como já noutro artigo apresentamos. Mas a árvore sempre foi um precioso símbolo bíblico, a “árvore da vida”, aquela do Jardim do Éden (Gn 2,9). O costume de enfeitar com bolas e, sobretudo vermelhas, quer lembrar exatamente os frutos da árvore. Cada ornamento da árvore de Natal deveria fazer memória de alguma virtude cristã. Os enfeites alegorizam desejos, promessas e sentimentos dos moradores da casa.

  Já no tempo de São Bonifácio, as árvores eram enfeitadas com maçãs, evocando o fruto bendito do seio da Virgem, o Menino Jesus, mas também lembrando do pecado original originante, o de Adão e Eva. Ao contrário da árvore do pecado, a árvore natalina passou a nos lembrar da salvação, salvação esta que deve ser “plantada” em cada casa para a preparação da vinda de Jesus. Mas as maçãs apodreciam, aí veio a ideia de se usarem bolas no lugar das frutas. Uma das primeiras referências registradas de enfeites variados e não apenas as bolas, é do século XVI e vem da Igreja na Alsácia.


  Sobre o modo de se enfeitar, ele é o mais diverso possível. Por exemplo sobre as bolas: alguns colocam 12 ou múltiplos de doze para lembrar dos Doze Apóstolos de Jesus; outros colocam exatas 33 bolas, para recordar os trinta e três anos de vida terrena de Nosso Senhor; outros, ainda, adornam progressivamente a árvore de Natal com 24 a 28 bolas, dependendo do número de dias do Advento; por último, há aqueles que como eu, enfeitam a árvore de casa de uma só vez. No entanto, na igreja, vocês perceberam que ela está sendo enfeitada aos poucos, mostrando a progressão do tempo de preparação para o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.