Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Homilia do Dia de Natal (manhã)


Queridos irmãos,

“Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor”!

  Neste dia de Natal nossos corações amanheceram cheios de luz e de amor, pois o Deus Menino veio para junto de nós. Veio como criança para não nos causar medo, antes nos atrair a Si; veio pequenino para não nos intimidar, antes nos convidar à participação na sua vida; veio como um recém-nascido a fim de não parecer intolerante, antes nos acolher em seu amor; veio num estábulo para dizer aos pobres que se identifica com eles e dizer aos ricos que não tenham medo de perder seus bens, mas que devem partilhá-los, para que a vaidade não os destrua.

  O Menino de Belém não fala, mas seus gestos falam: veio no meio de uma família, veio num lugar pobre, veio para os simples:

1. Deus quis ter uma família e se abrigou no seio de uma. A família não é algo dispensável nem variável. Hoje querem inventar novas famílias ou denegrir as bem compostas, mas isto é fruto do mal, da corrupção, da inversão de valores. Deus vem em cada Natal congregar a família, uni-la, protegê-la e abençoá-la; deixemos as divisões de lado, as diferenças, os interesses pessoais... Família deve sempre se unir e reunir em torno de um grande sentimento e só Deus em meio pode fazer esta obra. José e Maria se dedicaram totalmente à causa do seu Filho e, por ele, sofreram grandes coisas. A família cristã só poderá viver bem neste mundo se devotar sua vida ao reino de Cristo. Famílias: não tenham medo de abraçar a Cristo, recebê-lo em seus corações, em suas casas! Não tenham medo de servirem a Deus e à Igreja!

  Jesus veio para um casal, um homem e uma mulher e junto deles quis viver. O Menino pôde nascer, mas quantos não conseguem permanecer neste mundo, nesta atualidade: alguns porque são assassinados antes de chegarem aqui; são sentenciados sem julgamento, condenados a morrer de forma brutal num lugar que não deveria ser prisão, mas casa acolhedora, que é o ventre sagrado de cada mãe. Santos Inocentes de hoje que pedem apenas o dom da vida, mas são ceifados covardia de muitos Herodes. Infelizmente a agenda abortista tem avançado no Brasil e pouco a pouco, de forma sorrateira, o atual governo federal e sua base governista vem aprovando documentos favoráveis ao aborto. Outra forma em que crianças não conseguem subsistir nesta Terra, é por meio da desigualdade econômica que mata outros tantos inocentes de desnutrição, doenças e violência social. Até quando as crianças serão ameaçadas, mesmo sendo indefesas?

2. O Filho de Deus não encontrou um lugar apropriado e aceitou nascer sobre palhas, entre animais. Nada mais constrangedor para nós, anfitriões do Salvador; o mundo não se preparou para a vinda de Cristo, o deixou de fora de suas casas, deu-lhe um lugar sujo, apenas habitado por animais... Os homens não estavam atentos para O encontrar, nem muito menos O acolher. E nós hoje? Já conhecemos a história, já sabemos deste vexame, desta vergonha de deixar Deus ao relento e o que fazemos com esta informação? Muitos ainda deixam Cristo de fora; fora de seus corações, fora de suas vidas, fora de suas escolhas, fora de suas decisões, fora de suas casas, fora de seus trabalhos, longe se si... Ainda o Menino bate à porta... E quem abrirá? Ainda damos o pior para Deus! Nosso melhor tempo não é para Ele; nossa maior oferta não é para sua obra; nossa melhor roupa não é para a Missa; nossas melhores palavras não estão na oração; nossos maiores sacrifícios não são por Ele; nossa maior atenção não é para suas coisas; nosso amor ardente não é devotado ao Senhor. Até quando agiremos assim? Até quando daremos estrebaria, curral para Deus habitar?

  Para Santo Agostinho, a manjedoura é o lugar onde os animais encontram seu alimento. Ali está Jesus, alimento dos homens; Ele é o Pão do céu e sua manjedoura é a Mesa de Deus. Mas como não pensar também que estes homens podem ser feras, bestas que trucidam seus semelhantes, que ferem os que estão ao seu redor e que desprezam o sagrado, comendo do Pão da vida e bebendo do Cálice da salvação indignamente? O Deus Menino deseja amansar a besta que existe em cada um de nós; deseja apaziguar os sentimentos nocivos que destroem aos outros e a nós próprios.

  O Menino veio na pobreza, na simplicidade nos ensinando que o essencial na vida não é “ter”, mas “ser”; Ele não tinha bens, mas era o Senhor do Universo; Ele não carregava títulos, mas era o Dono de todo o mundo; Ele não era acompanhado de servos, mas era Deus de todos. Hoje vemos a tentação do consumismo desenfreado onde o mais importante parece ser o ter, o possuir. Mas nada disso é real: o produto não nos transforma por dentro, nem nos dá garantia de felicidade eterna. O que temos passa, como tudo na vida, mas o que construímos de espiritual, isso fica para além do túmulo.

3. Depois de termos visto que o Menino veio numa família, que veio num lugar pobre, agora meditemos sobre os que primeiro acolheram a mensagem de Cristo. Diz o Evangelho que escutamos a pouco que tanto os pastores como Maria tiveram uma experiência com Jesus; apresentam-se duas formas de acolher o Natal. Os pastores, diferente dos outros habitantes do lugar, não estavam dormindo, mas de vigia; eles representam as pessoas que não se deixam entorpecer por esta vida, mas que se mantém despertos para Deus, para as coisas sagradas. Muitos ainda procuram coisas nesta vida para os entorpecer, para os sedar, coisas para os distrair, para os anestesiar... Querem sair da realidade, querem buscar alívio em suas próprias compensações, precisam fugir para não se encontrarem com a verdade. Deus não quer isso; Deus quer pessoas despertas do sono, vigilantes com Ele, atentas aos sinais, consciente de si mesmas e de sua realidade.

  Os pastores ouvem o anúncio e respondem com decisão: “Vamos a Belém...!”; a decisão interior logo se traduz em vida, em obras, em amor concreto. E depois de terem contemplado o mistério, se puseram a falar dele, pois contaram tudo o que tinham visto e ouvido sobre o Menino. Isso significa que além da obra pessoal, também tiveram a obra de evangelização: falaram de Deus para os outros, levaram Deus ao seu próximo.

  O texto também nos fala da reação de Maria: ela acreditou desde o início, por isso vive na dimensão da fé. Ao guardar todos aqueles fatos e meditá-los no coração, Maria entra profundamente no mistério de Deus e demonstra que nas coisas do Senhor, é mestra de meditação. Sua contemplação gera ação: a disponibilidade para acolher Jesus antes do parto, na manjedoura e na vida posterior. Para algumas pessoas, Deus é muito bem acolhido no início da conversão. Deus se sente bem perto quando todas as coisas vão bem. Mas, passado algum tempo, depois de tribulações e dificuldades, parece que o amor e a dedicação por Deus e pela Igreja se perdem no caminho. A oração é quase inexistente, a contemplação difícil, a ação mínima, e a fé, sem adesão nenhuma...

  Neste Natal, deixemo-nos tocar pela mensagem do Menino de Belém: amemos nossas famílias, aprendamos da humildade de Cristo e o acolhamos com a atenção dos pastores e a contemplação de Maria.

Ó Senhor nascido em Belém - nasça hoje em nossos corações!
Ó Divino Amigo, que nos trouxe esperança – renova nossa existência!
Ó Menino das palhas – ajudai-nos em nossa pobreza!
Ó Filho de Deus humanado – dai-nos a tua força!
Ó Príncipe da Paz – trazei-nos a tranquilidade e livrai-nos da violência!
Ó Deus conosco, que não se cansa em nos alcançar – enchei-nos do teu amor!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.