Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quem inventou a árvore de Natal?


  Bem, muita gente diria: “Foi o pessoal do Saara, no Rio de Janeiro”, outros diriam: “Foi o próprio Papai Noel quem a trouxe do Polo Norte”... Nada disso! O inventor da árvore natalina foi um santo monge inglês! Ele se chama São Bonifácio, que em latim quer dizer “Aquele que faz o bem”. Ele nasceu em 672 e morreu martirizado em 754, entre os germanos.

  Bonifácio foi enviado à região saxônica, hoje Alemanha, como evangelizador. Foi o próprio Papa Gregório II quem determinou e fez seu envio, em 718, com o fim de reorganizar a Igreja naquele lugar e dissipar ainda as superstições e maus hábitos. Não foi fácil para este monge evangelizar! Durante quatro anos lutou para unificar a religião católica e purificá-la das heresias e crendices do povo saxão.

  Em 722, depois de um trabalho intenso e fecundo, foi sagrado Bispo de toda a Germânia. No ano seguinte, com mais autoridade sobre a região, São Bonifácio sem se preocupar com o que diriam, derrubou um enorme carvalho dedicado ao deus Thor (aquele mesmo do filme!), perto da atual cidade de Fritzlar. Para convencer o povo e os druidas (seita esotérica daquele lugar) de que aquela não era uma “árvore sagrada”, ele a pôs abaixo e pediu que esperassem para ver se alguma coisa de mal os aconteceria. Claro que não aconteceu nada, além de ficarem sem sombra, então todos os presentes aderiram à religião. Este acontecimento é considerado como o marco de cristianização da Alemanha.

  Ao cair, o grande carvalho destruiu tudo o que estava em sua direção, menos um pequeno pinheiro. São Bonifácio interpretou isso como um milagre e, como era Advento e ele pregava sobre a importância do Natal, assim declarou: “Doravante, nós chamaremos esta árvore de ‘árvore do Menino Jesus’. Segundo o santo, assim como o Menino Deus sendo pequeno vence qualquer mal maior, também o pinheiro venceu o carvalho e vencia o duro frio, pois seu verdor nunca desaparecia.


  Depois deste caso, passou a plantar pinheiros para celebrar o Menino Jesus em toda a Germânia e de lá esse costume passou ao mundo inteiro. São Bonifácio, inventor da árvore de Natal, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.