Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

Iniciamos o Advento. Conhecendo este tempo (parte 1)


  O tempo santo do advento é um período dos mais preciosos da Igreja; com ele nos preparamos para a vinda do Senhor no Natal. É um tempo que abre um novo tempo litúrgico na Igreja e que nos chama a repensar nosso cristianismo, nossa conversão pessoal. O advento começa com a oração das Vésperas (Oração da tarde) do Domingo mais próximo ao 30 de novembro e termina antes das Vésperas do Natal.


  Os Domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do Advento. Os dias 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) tendem a preparar mais especificamente as festas do Natal. Em nossa Paróquia de São Pedro iniciaremos a novena na Matriz, dia 15 e encerraremos também todos juntos, no dia 23 de dezembro. O tempo do Advento tem uma duração média de quatro semanas. Este ano, começou ontem com as Vésperas ou com a Missa vespertina dominical, e se prolongará até a tarde do dia 24 de dezembro, em que começa propriamente o Tempo de Natal.

  A cor dos paramentos do altar e as vestes do sacerdote é o roxo, igual à da Quaresma, que simboliza austeridade e penitência. São quatro os temas que se apresentam durante o Advento. Vejamos o deste primeiro Domingo:

I Domingo

  A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.