Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

São João Batista, o guardião angelical do Tempo do Advento


  O tempo do Advento, escreveu o padre Hans Urs von Balthasar, é como uma porta através da qual o cristão "passa a entrar em algum santuário. Este portão é ladeado por duas figuras guardando este portal”... Estas duas pessoas, acrescentou, “nos perguntam por que e com que intenções ele está buscando a admissão”. Em outras palavras, o Advento não é apenas sobre o passado, como se estivéssemos apenas lembrando de algum evento importante antigo. É tanto sobre o presente e como sobre o futuro, pois tem a ver com o arrebatador panorama, o misterioso drama da história da nossa salvação. E estes dois grandes santos guardadores do tesouro, João Batista e Maria, não são perdidos ou presos no tempo, mas estão vivos hoje, preparando-nos, se estamos dispostos a ouvir e responder a Deus, para a chegada do Messias. Falemos sobre o Batista.

  João Batista “está alto e reto, abatido; um anjo vestido de pêlos de camelo, que quer ser nada mais que uma voz ressoando pelo deserto do mundo, o deserto de tempo”. Por que von Balthasar chama João Batista de “anjo”? Porque um ‘Angelos’ é um mensageiro enviado especificamente por Deus para preparar o caminho para a palavra do Senhor (cf. Mc 1,2). João era a voz que anunciou a Palavra, ele proclamou uma mensagem de preparação para aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo.

  João era tanto ferozmente ousado, como também bem humilde; uma combinação encontrada em Elias, Isaías, Jeremias e em os outros profetas do Antigo Testamento. Ele sabia quem ele era e o que ele foi chamado para fazer. Sua identidade e missão foram perfeitamente unidos num foco singular sobre o Messias. Mesmo antes de nascer, enquanto ainda no útero, ele pulou na voz do portador de Deus, a Virgem Maria (Lc 1,41), como se quisesse dizer: “Eu estou pronto para falar, para anunciar, para proclamar!” Mas foi Maria, a Mãe do Senhor, que primeiro proclamou: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador...” (Lc 1,46-47). 

  O tempo de João finalmente chegou cerca de trinta anos depois, quando ele saiu do deserto da Judéia, e vestido de pele de camelo, cingido com um cinto de couro, anunciava o Salvador. Sua mensagem pode ser resumida em uma única palavra: “Arrependei-vos”. E essa é a mensagem que ele continua a anunciar durante o Advento, sempre apontando para Cristo com uma obstinação penetrante. "Ele preparou as almas dos crentes", escreveu São Jerônimo do Batista. "Ele é um exemplo para todos os cristãos", comentou von Balthasar, “todos os apóstolos, sacerdotes, todos os que anunciam a Cristo, nenhum deles pode proclamar a salvação ou falar sobre sua própria experiência religiosa sem referência em João; eles devem ser apenas a voz daquele que já falou e ir ‘aumentando o volume’, Daquele que é sempre maior, Jesus Cristo, Senhor nosso”.


Fonte: Texto de Carl E. Olson, traduzido e adaptado por Pe. Helcimar Sardinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.