Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Papai Noel era turco?


  Era. O rechonchudo Papai Noel é amado por crianças e adultos, com suas barbas e cabelos brancos, óculos redondos e um saco às costas. O personagem do Papai Noel foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no século IV. São Nicolau nasceu em 280 em Patara, na atual Turquia, e morreu aos 41 anos. Ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Bondoso e generoso, nos anais históricos a seu respeito, São Nicolau sempre oferecia presentes aos pobres e salvava marinheiros vítimas de tempestades. Foi declarado santo após muitos milagres lhe serem atribuídos. São Nicolau virou também o padroeiro das crianças e dos marinheiros. E ao Papai Noel as crianças passaram a pedir os presentes com antecedência, para ganhá-los no Natal.

  Mas o personagem histórico, “São Nicolau”, acabou meio esquecido e cedendo lugar ao fantasioso “Papai Noel”. A fama do Papai Noel de dar presentes às crianças chegou aos Países Baixos pelos marinheiros, gente poliglota por ofício e não por profissão. Eles transmitiram o nome de São Nicolau como puderam. O nome Nicolau cresceu pela Alemanha e Europa, atravessou séculos, até chegar aos Estados Unidos, onde é chamado de Santa Claus. O nome Santa Claus vem da evolução paulatina do nome de São Nicolau: St. Nicklauss, St. Nick, St. Klauss e Santa Claus. O nosso Papai Noel vem do Francês Père Noel. Em Portugal, onde fala-se o melhor português e sem sotaque, ele é chamado de “Papai Natal”. A palavra Noel é mais poderosa do que muitos imaginam. Ela vem do hebraico imanu’el e significa Deus conosco. Em português, Emanuel deu origem a Manuel.

  Mas, de onde veio a fama do “Papai Noel”, quem o “inventou”? Foi um escritor, quase sem querer, que deu força à lenda de Papai Noel. Ele se chamava Clemente C. Moore, um professor de literatura grega em Nova Iorque, com o poema “Uma visita de São Nicolau”, escrito para seus seis filhos em 1822. Moore divulgou a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas e ajudou a popularizar outras características, como o fato de ele entrar pela chaminé. A explicação da chaminé vem da Finlândia, uma das fontes de inspiração do poema. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, como iglus, cobertas com pele de rena. A entrada era um buraco no telhado. De personagem real da Turquia, o Papai Noel imaginário passou a vir do Pólo Norte.


  A última e mais importante característica incluída na figura de Papai Noel é sua roupa vermelha e branca. Antigamente, ele vestia-se como bispo ou usava cores próximas do marrom, com uma coroa de azevinhos na cabeça ou nas mãos. Mas não havia um padrão. Seu visual atual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1886, numa edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa e no Canadá ele ainda é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo e, ao invés do gorrinho vermelho, tem uma mitra episcopal e não anda de trenó, nem puxado por renas, mas anda numa charrete puxada por cavalos ou monta diretamente um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.