Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Comunicação não é só informação, mas comunhão eclesial


  Terminou hoje, em Bogotá, um Seminário sobre Comunicações Sociais para os Bispos da Colômbia, Venezuela e Equador, promovido pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS), em colaboração com o setor de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Como transmitir o Evangelho através das novas linguagens da tecnologia da informação? Esta questão foi abordada pelos Bispos latino-americanos, reunidos na capital colombiana até o dia de hoje.

  De fato, o tema do Seminário "A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro", inspirado na mensagem do Papa Francisco para o 48° Dia Mundial das Comunicações Sociais, tem por objetivo olhar para além do conceito instrumental dos meios de comunicação e favorecer a comunhão e colegialidade episcopal. O encontro proporá aos Bispos alguns instrumentos técnicos, teóricos e discursivos, no âmbito do novo ambiente comunicativo e no cenário social.

  Por ocasião deste encontro, o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, através de uma vídeomensagem, saúda os Bispos colombianos, venezuelanos e equatorianos, e agradece pela sua participação no seminário, alentando-os a refletir sobre os desafios da Evangelização, mediante os novos meios de comunicação social. Não se trata de Seminário tecnológico, afirma Dom Celli, mas de maiores conhecimentos tecnológicos, para compreender e acompanhar o que realmente está acontecendo neste campo no mundo. O importante é descobrir nossa vocação comunicativa. A Igreja está convidada a anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho. Esta é a missão que temos desde séculos. Em seu caminho, a Igreja aproveitou e deve aproveitar de todas as possibilidades que as novas tecnologias oferecem.

  Dom Celli recorda também que “as novas tecnologias estão criando um novo ambiente, onde vivem milhões de pessoas, e, neste contexto, a Igreja é chamada a anunciar o que tem de mais precioso: o Evangelho de Jesus. Por isso, devemos descobrir quais as dimensões das novas tecnologias, seus efeitos e sua linguagem. Eis o grande desafio para a Igreja e, ao mesmo tempo, a sua maior oportunidade. Na conclusão da sua vídeomensagem, o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais assinala ainda que este Seminário na Colômbia é uma ocasião para se afirmar que na Eclesiologia encontra-se a base da comunicação. Mas, ao mesmo tempo, devemos estar cientes de que, para nós, a comunicação é mais que uma mera informação: é comunhão eclesial.


Fonte: Portal News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.