Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

Semana Litúrgica 2014


  Mais uma vez nossa Paróquia de São Pedro se reunirá pra refletir e estudar acerca da Liturgia. Ela é o “cume e a fonte da vida da Igreja”, como nos recordou a Sacrossanto Concílio. Estudar Liturgia e se dedicar à Liturgia é se encantar com os Mistérios de Deus celebrados em Ritos, cores, sons, aromas e formas. Nesta “Semana Litúrgica” seguiremos o itinerário do famoso livro de Bento XVI, então ainda cardeal, sobre a Introdução ao espírito da liturgia. As considerações do cardeal convocam ao comprometimento da vida litúrgica: o “já” e o “ainda-não”, o “único” e o “depois”. Cristo toma iniciativa, aproxima-se de nós com essa particular forma humana, fazendo de nós irmãos para além de todas as fronteiras. É assim que o reconhecemos: é o Senhor, o único que, depois de nos salvar na cruz, continua a sua busca por cada homem; e isso se dá, de maneira forte, na Liturgia.

  A presente obra de Ratzinger é exatamente o que seu título indica: uma introdução ao espírito da liturgia, isto é, aos significados e sentidos profundos da liturgia cristã. A formação patrística do autor faz-se notar no embasamento das teses e nos, ainda breves, relatos históricos. O texto é forte e tem um certo teor normativo, o que ajuda o leitor e o fiel a ter uma base segura de compreensão e seguimento daquilo que é mais acertado em casos litúrgicos. Na segunda-feira nós partiremos do Capítulo dois, do significado da Igreja e do templo; na terça-feira, continuaremos pelos capítulos posteriores que falam da importância do altar e sua orientação, como da guarda do Santíssimo. Na quarta-feira vamos estudar um pouco da música na liturgia e fazer uma breve oficina de canto gregoriano. E, finalmente na quinta-feira, encerraremos a Semana apresentando o tema do “corpo na Liturgia” e fazendo as conclusões do curso.

  Esta semana será organizada pela nossa “Pastoral da Liturgia”, com a colaboração de outros setores de nossa Paróquia. É destinada, sobretudo, a todos os agentes da Pastoral litúrgica, àqueles que já servem como leitores, salmistas, comentaristas, coletadores, músicos, ornamentadores, acolhida, etc. Mas esta Semana está aberta a toda a Comunidade católica, seja de São Pedro seja de outras Paróquias. Devemos sempre ver estes estudos e estes aprofundamentos como sendo “da Igreja” e não “desta Paróquia”. Por isso, convido a você que faça também convite a outros irmãos para virem estudar e partilhar conosco deste grande tesouro que é a Sagrada Liturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.