Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Evangelização e Catequese


  Para a admissão à Vida Cristã, pressupõe conhecer e aceitar os princípios cristãos, o que é a Igreja e seu itinerário evangélico, pois ela existe para “levar a Boa Nova a todas as criaturas e a todos os confins da terra” (cf. Mt 28, 19-20). A evangelização e aprofundamento catequético são pré-requisitos para alguém ser inserido na vida comunitária da Igreja.

  O RICA, na sua Introdução, coloca estes pressupostos: “Embora o Rito de iniciação comece pela admissão ao catecumenato, o tempo anterior ou o ‘pré-catecumenato’ tem grande importância e habitualmente não deve ser omitido. É o tempo de evangelização em que, com firmeza e confiança, se anuncia o Deus vivo e Jesus Cristo, enviado por ele para salvação de todos, a fim de que os não cristãos, cujo coração é aberto pelo Espírito Santo, creiam e se convertam livremente ao Senhor, aderindo lealmente àquele que, sendo o caminho, a verdade e a vida, satisfaz e até supera infinitamente a todas as suas expectativas espirituais” (RICA, n.9).

  E continua, apresentando, como outro lado complementar, a necessidade do itinerário catequético: “Faça-se, pois, durante este tempo, por meio dos catequistas, diáconos e sacerdotes, ou mesmo leigos, uma conveniente explanação do Evangelho aos candidatos. Sejam ajudados com solicitude, a fim de que, cooperando com a graça divina com intenção mais pura e esclarecida, se integrem mais facilmente nas famílias e grupos cristãos” (RICA, n. 11). Se as duas exigências mencionadas não forem aplicadas integralmente, a partir do “tempo anterior, o pré-catecumenato,” nada de novo surge, apenas permanece no contexto de desobriga catequética para receber os sacramentos, e não há iniciação.

  Existe diferença entre evangelização e catequese, e no RICA essas duas ações da Igreja estão interligadas, ou seja, se completam. O Diretório Geral da Catequese nos ajuda a discernir as finalidades de cada uma: “O primeiro anúncio se dirige aos não crentes e àqueles que, de fato, vivem na indiferença religiosa. Ele tem a função de anunciar o Evangelho e de chamar à conversão. A catequese, « distinta do primeiro anúncio do Evangelho » (CT, n. 19) promove e faz amadurecer esta conversão inicial, educando à fé o convertido e incorporando-o na comunidade cristã. A relação entre estas duas formas do ministério da Palavra é, portanto, uma relação de distinção na complementariedade. O primeiro anúncio, que cada cristão é chamado a realizar, participa do « ide » (Mc 16, 15 e Mt 28,19) que Jesus propôs a seus discípulos: implica, portanto, o sair, o apressar-se, o propor. A catequese, ao invés, parte da condição que o próprio Jesus indicou, « aquele que crer » (Mc 16,16), aquele que se converter, aquele que se decidir. As duas ações são essenciais e se atraem mutuamente: ir e acolher, anunciar e educar, chamar e incorporar” (DGC, n.61).

  Na evangelização há o chamado à conversão. É o encontro com o Cristo e sua Boa Nova, por isso, na evangelização dos catecúmenos, prioriza-se o Novo Testamento. A Nova e Eterna Aliança que é celebrada na Cruz do monte Calvário. Implica em sair de si mesmo, ir ao encontro do próximo e, através dele, encontrar a pessoa de Jesus Cristo. Enquanto que, na catequese, provoca-se o aprofundamento do Anúncio, ela tem uma estrutura de conversão. É pela catequese que se faz a instrução, pois o “momento da catequese é a aquele que corresponde ao período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, oferecendo as bases para aquela primeira adesão” (DGC, n. 63).

  A catequese é necessária para a ação missionária, pois ela incita à fé e a ação pastoral. O mesmo DGC, em seu número 64, dá o enfoque preciso dessa catequese para a Iniciação Cristã: “Não é, portanto, uma ação facultativa, mas sim uma ação basilar e fundamental para a construção, tanto da personalidade do discípulo, quanto da comunidade. Sem ela, a ação missionária não teria continuidade e seria estéril. Sem ela, a ação pastoral não teria raízes e seria superficial e confusa: qualquer tempestade faria desmoronar todo o edifício (cf. Mt 7,24-27)”. A catequese aproveita o anúncio pela evangelização, seu alicerce, e constrói a casa cristã, onde a Igreja se manifesta e proclama o Reino de Deus que já está no meio de nós pela encarnação do Verbo (Jo 1,14).

  Como o número 67 do DGC deixa bem claro, é uma catequese orgânica e sistemática, é um aprendizado por toda a vida cristã, uma iniciação integral e permanente. Trata-se de educar para conhecer a vida em Cristo, transformando o homem velho para assumir sua vocação batismal. A catequese lança o alicerce da fé para receber o novo “templo do Espírito Santo (1Cor 3, 16).


José Barbosa de Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.