Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Hoje é Dia do Trânsito de São Bento


  Enquanto no calendário romano tradicional celebra-se hoje a Festa de São Bento, Abade, III Classe, e no calendário romano moderno tem-se um dia comum da Quaresma, a Ordem de São Bento - OSB (os beneditinos), a Ordem Cisterciense – OCist (os cistercienses) e a Ordem Cisterciense da Estrita Observância – OCSO (os trapistas) comemoram o Trânsito de São Bento.

  De fato, 21 de março é o dia da morte do santo, o seu trânsito ao céu. É por isso que o calendário romano desde muito cedo celebrou a festa de São Bento nesse dia. Todavia, havia o costume em alguns mosteiros e regiões, e costume ainda mais antigo do que a comemoração do dia 21 de março, de se celebrar a festa em 11 de julho. Alguns dizem que esse costume do 11 de julho veio do século VIII, sendo que a data da morte, 21 de março, só se introduziu no calendário romano mais tarde. Fato é que o Missal Romano até 1962 conservava a data posterior, mas que representava a real data da morte (21 de março), e a reforma de Paulo VI em 1969 resgatou a data anterior, 11 de julho, que não é a data real da sua morte, mas que, por outro lado, é a celebração mais antiga. Pelo critério da realidade, vence o rito antigo, e pelo critério da antiguidade vence o novo.

  Seja o que for, os beneditinos, cistercienses e trapistas, ainda que adotando o calendário romano reformado, em que São Bento, Abade, é celebrado em 11 de julho, mantiveram a festividade de 21 de março também. São duas datas para o santo. Uma propriamente celebrando o santo, e outra a sua morte. 11 de julho, memória de São Bento, Abade, no calendário romano universal da forma ordinária (solenidade para a OSB, exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como festa; e solenidade também na OCist e na OCSO). 21 de março, festa de São Bento, Abade, na OSB (exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como solenidade), na OCist e na OCSO (e dia ferial no calendário romano universal da forma ordinária).


Fonte: Salvem a Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.