Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Os pecados do orgulho


  No Salmo 18, 14, Davi reza dizendo: “Preservai, também, vosso servo do orgulho; não domine ele sobre mim, então serei íntegro e limpo de falta grave.” Quais são esses pecados do orgulho? São pecados muitas vezes ocultos, escondidos, mas que fazem um grande mal à alma. São pecados que são disfarçados exteriormente de justiça ou virtude, desta forma não são percebidos como pecados. Podem ser até virtudes verdadeiras, mas que são praticadas de uma forma que não agradam a Deus, ou não estão de acordo com a vontade de Deus.

  Algumas vezes esses pecados são chamados de “pecados de direito”, porque são pecados que estão mascarados de virtudes. Eles são bem danosos, pois nos fazem acreditar que estamos certos quando, na verdade, estamos muito longe do que o Senhor deseja. Vejamos alguns desses pecados e os combatamos com todo vigor.

1. Autoconfiança:

  Você escuta uma homilia e sente remorso em seu coração, um desejo queima dentro de você para se corrigir e seguir pelo caminho certo. Você começa com grande dedicação, você jejua, você reza muito e lê a Bíblia. Você sente uma energia extraordinária te movendo, mas você erroneamente pensa que não é a graça de Deus, mas apenas o teu esforço que te preservará; em poucos dias você abandona tudo e volta a ser pior que antes. O problema foi a autoconfiança. A solução é procurar seu confessor e deixar ele te guiar. Ele poderá te dar um programa modesto de leituras, orações e jejum.

2. Integridade excessiva:

  Mesmo que você faça isso corretamente e vá ao seu confessor, o demônio começa a te convencer que você deve fazer mais do que o seu confessor te disse para fazer. O demônio começa a te dizer: “O Padre provavelmente não conhece o seu desenvolvimento espiritual!” ou “O Padre está atrasando o seu progresso espiritual”. Então você começa a esconder seus esforços ascéticos do Padre e só faz uma confissão simples. Uma vez que você faz isso, o demônio realmente vai te ajudar em empenhar-se em seu ascetismo, fazendo que jejue por muitas horas mais, ler a Bíblia excessivamente, rezar mais e mais. Porque o demônio faria isso? A resposta é: Para fazer que o seu esforço ascético seja o objetivo, ao invés de ser uma forma para atingir a perfeição.  “Não sejas justo excessivamente, nem sábio além da medida. Porque te tornarias estúpido?” (Eclesiastes 7, 16). “Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o
grau de fé que Deus lhes distribuiu”. (Romanos 12, 3).
  O demônio costumava ir até Santo Antão depois que ele terminava suas orações e começava a descansar, e dizia à ele: “Antão, acorde e reze!” Mas o sábio monge costumava responder: “Eu rezo quando eu quero e eu nunca vou te escutar.” Temos que ser moderados em tudo. Essa moderação é chamada
pelos Padres do Deserto de “O Caminho Real”; não desviar para a direita (integridade excessiva) ou para a esquerda (propensão para o pecado).

3. Autopunição:
  Algumas vezes, em nossa espiritualidade “faça-você-mesmo”, nos punimos pelos pecados que cometemos. Então, se você comete certos pecados, você aumenta seu jejum, aumenta as orações e pensa que solucionou o problema. Em pouco tempo isso vai te levar à autoabsolvição. Por exemplo, você está viajando de avião e a comida é servida mas você está jejuando, então você permite se perdoar e justificar à você mesmo que pelo fato de você jejuar bastante, você tem o direito de quebrar aquele jejum. O que você não percebe, é que o demônio fez com que você pense que tem a autoridade de punir-se ou perdoar-se, o que pertence ao Padre espiritual. Na verdade é o maligno que está apertando e soltando você. Ele fez você perder seu conselheiro espiritual e se tornou seu consultor espiritual!

4. Falsas revelações, visões, sonhos:

  Para que possa lhe confirmar em sua ilusão, o demônio pode algumas vezes fazer que você “saiba das coisas” antes que elas aconteçam, ou conhecer o pensamento das pessoas! Como pode o demônio fazer isso? Muito fácil! Ele sabe que sua avó que vive em Campos está morrendo, então ele coloca um pensamento em sua mente. Você telefona para Campos e eles te dizem que de fato, ela está muito doente. Se você acreditar nisso, ele vai continuar a te dizer coisas para te convencer que Deus está te favorecendo com essas revelações, e te enche de pecados mortais de orgulho e de integridade.
  São João Clímaco nos diz que o demônio pode implantar um pensamento na mente de alguém e revelá-lo à outra pessoa, para dar a ilusão que ele pode ler a mente de alguém! Onde você pensa que todos esses “médiuns” adquirem conhecimento? Vejam esta história:

  Três Monges estavam tendo “revelações” e estavam discutindo entre eles se aquelas “revelações” vinham de Deus ou do demônio. Eles decidiram ir perguntar a Santo Antônio, o Grande, sobre isso. Enquanto estavam no caminho para ir ver Santo Antônio, o burrico que ia junto deles, morreu. Eles retomaram a viagem e quando se encontraram com Santo Antônio que disse: “Que pena que seu burrico morreu!” Eles perguntaram: “Como você sabia a respeito do burrico?” Ele contou a eles: “O demônio me disse!” E eles falaram: “Você respondeu à nossas perguntas antes que perguntássemos”.
 
5. Falsos talentos:

  Em um estágio mais avançado, o demônio pode te dar realmente “talentos espirituais” como o talento da cura, como pessoas que te pedem para rezar por elas e em pouco tempo, os problemas são resolvidos. O demônio pode causar uma dor de cabeça a uma certa pessoa, e pode tirar a dor de cabeça quando você reza pela pessoa! Ou causar um problema a alguém, e depois resolve o problema quando você reza por aquela pessoa.
 
6. Falsa consolação e falsas lágrimas:

  Algumas vezes o demônio, para te certificar da sua ilusão, te dá um falso calor em seu coração, mesmo falsas lágrimas que você derrama quando reza. Isto é muito fácil. Basta ele dizer aos seus demônios para não te perturbar ou tentar você, para que então você seja enganado e pensar que está fazendo as coisas certas. Aqui está um verdadeiro exemplo de como ele faz isso. Há muito
tempo atrás, um jovem casal vivia no pecado. Eles costumavam me dizer, “Padre, nós rezamos a Liturgia da Palavra juntos e lemos a Bíblia juntos, como isso pode ser errado?” Tem uma antiga música que a letra diz o seguinte: “Eu não posso estar errado quando me parece tão certo!” Toda vez que escuto essa canção, eu penso comigo mesmo: “O próprio demônio deve ter escrito essa letra.”

7. Pecados secundários:

  Os Padres do Deserto dizem que cada demônio que sai para lutar contra o fiel, tem dois “demônios assistentes”, um na sua direita e outra na sua esquerda. O do lado direito é chamado de “demônio do orgulho”, e o do lado esquerdo é chamado de “demônio do desespero”. Se o demônio principal for bem sucedido em te tentar a cair em pecado, o demônio do desespero assume a situação. Ele começa a te censurar cruelmente para que você se desespere pela sua salvação ou vocação.
  Você pode pensar que isso é a sua consciência, ou Deus te censurando por causa das seus repetidos fracassos, mas você está enganado. Os Padres do Deserto nos dizem que quando Deus censura, Ele censura gentilmente e com amor, nunca cruelmente. Se você resiste à tentação, o demônio do orgulho começa a colocar pensamentos de auto-integridade em você dizendo: “Você realmente se tornou experiente em lutar contra esse pecado!” ou alguma coisa parecida com isso, para que você perca a vitória que acabou de conseguir pela graça de Deus.
  O tratamento para esses truques é estar ciente sobre eles, expô-los e lutar contra eles. Vá até seu confessor, ao teu diretor e revele a ele seus pensamentos. Os Padres do Deserto nos dizem que assim que você
revelar os pensamentos ao seu confessor, eles vão desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.