Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ao escutar a Palavra de Deus devíamos progredir na fé


  Todos nós lemos a Bíblia ou escutamos a Palavra de Deus na Missa; talvez até memorizemos capítulos e versículos, mas será que implementamos os princípios espirituais que a Sagrada Escritura nos apresenta? Será que os ensinamentos que Deus nos dá através da Bíblia são gravados em nossas mentes e em nossos corações? Será que a Palavra vira vida?

  Em Deuteronômio 6, 6-9 nós lemos: “Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa”. Isso significa que nós devemos assimilar o que lemos na Bíblia e gravar tudo em nossos corações e em nossas mentes, até que esses ensinamentos se tornem parte de nosso processo de pensar e de agir. Entretanto, para muitos católicos, a Palavra de Deus parece um “enfeite”: algo bonito, mas não essencial. Quantos escutam a Palavra e não a põe em prática...

  Em Lucas 6, 26 o Senhor nos fala de maneira bem dura e direta: “Ai de vós, quando vos louvarem os homens!” e de novo em Lucas 6, 22-23: “Bem aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu.” Segundo esses versículos, ser desprezado é mais abençoado do que ser elogiado. Será que já implantei em minha mente que quando as pessoas me elogiam isso é prejudicial para a minha perfeição espiritual, e que, quando me desprezam e falam mal de mim, levantando falsos testemunhos, eu sou mais bem-aventurado? Você pode até dizer que isso é impossível mas é o que dever ser feito. Devemos nos preocupar em agradar a Deus e não aos homens.

  O Bispo Youannis costumava ir toda a quinta-feira à uma vila das redondezas para pregar. Como é comum no Egito ele tinha que dividir o táxi com outra pessoa para ir até aquela vila. Aconteceu que, por mera coincidência, a pessoa que dividia o táxi com bispo, toda a quinta-feira no mesmo horário, era um mulçumano fanático que, assim que o Bispo Youannis entrava no carro, o homem virava-se para o outro lado e cuspia! Esse fato aconteceu por anos e anos. Um dia, como de costume o Bispo foi pegar o táxi mas o outro homem no
veio. O Bispo Youannis se sentiu “magoado” e começou a reclamar à Deus, “Por que o Senhor me privou dessa benção? Seria por causa dos meus pecados que o Senhor decidiu que eu não sou mais digno de tal benção?

  Um outro Bispo de nome Samuel, que era um incansável trabalhador do Senhor, e é óbvio que ele tinha muitos inimigos, pessoas que o odiavam e lhe enviavam cartas horríveis. Ele guardou todas essas cartas em uma gaveta. Toda vez que ele se sentia desencorajado ou humilhado, ele abria aquelas cartas horríveis e lendo-as, começava a sentir melhor outra vez porque ele via em cada insulto escrito naquelas cartas uma bênção. Isso é o que significa por

implementar tudo aquilo que lemos Bíblia dentro dos nossos corações e não apenas o que gostamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.