Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

O casamento válido sempre manterá seu vínculo? Entrevista com o Cardeal Müller


Alguns estão preocupados com as mudanças ocorridas com relação ao ensinamento da Igreja sobre os católicos divorciados e recasados. Podemos garantir aos fiéis que as mudanças serão de tipo mais pastoral que doutrinal?

Resposta do cardeal:

  Em primeiro lugar, agradeço o fato de que a sua pergunta me dá a oportunidade de esclarecer um ponto importante. A ideia de que a doutrina possa ser separada da prática pastoral da Igreja se tornou habitual em alguns círculos. Essa não é nem nunca foi a fé católica. Os últimos papas têm se esforçado para ressaltar o caráter vital e pessoal da fé católica. O Papa Francisco escreveu «Não me canso de repetir aquelas palavras de Bento XVI que nos levam ao próprio centro do Evangelho: “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas sim pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com ele, uma orientação decisiva” (Evangelii Gaudium, 7).

  Dentro dessa relação pessoal com Cristo, que abrange as nossas mentes, nossos corações e a totalidade de nossas vidas, podemos compreender aprofunda unidade entre as doutrinas em que acreditamos e a forma em que vivemos nossas vidas, ou aquilo que poderíamos chamar a realidade pastoral de nossa vivencia pessoal. A oposição entre o que é pastoral e o que é doutrinal é simplesmente uma falsa dicotomia.

  Em segundo lugar, temos que ter muito cuidado ao falarmos dos ensinamentos da Igreja. Se por «mudança» se quer dizer negar ou rejeitar o que existia anteriormente, isso seria um erro. Eu preferiria falar de «desenvolvimento» dos ensinamentos da Igreja. A Igreja não inventa por si mesma aquilo que ensina.Os ensinamentos da Igreja estão enraizados na pessoa de Cristo, no mistério de Deus que se revela.

  Pode ser que, com o passar do tempo, a Igreja chegue a um entendimento mais profundo desse mistério. Pode ocorrer também que novas circunstâncias na história dos homens lancem uma luz concreta sobre as consequências desse mistério. Porém, devido ao que está enraizado no mesmo mistério de Cristo, sempre há uma continuidade naquilo que a Igreja ensina.

  Em terceiro lugar, referindo-me especificamente à questão da admissão à comunhão eucarística dos divorciados recasados, faço referência ao artigo publicando no L´Osservatore Romano. Sem dúvida, gostaria de recordar alguns pontos que observei na época. Primeiro, o ensinamento de Cristo e sua Igreja é claro: um matrimônio sacramental é indissolúvel. Segundo, as pessoas cujo estado de vida contradiz a indissolubilidade do matrimônio sacramental não podem receber a Eucaristia. Terceiro, os pastores e as comunidades paroquiais são chamados a apoiar os fiéis que se encontram nessa situação com «solícita caridade» (Familiaris Consortio 84). A preocupação da Igreja por seus filhos que estão divorciados e recasados não pode ser reduzida à questão da recepção da Eucaristia, e estou seguro de que a Igreja, arraigada na verdade e no amor, descobrirá os caminhos e abordagens corretos de formas sempre novas.


  Em relação a possíveis mudanças doutrinais, o cardeal adverte na entrevista que é necessário distinguir entre a realidade e a forma em que aquela é apresentada pelos meios de comunicação: Em particular, os meios seculares frequentemente interpretam mal a Igreja. Infelizmente, eles aplicam o modo de pensar do âmbito da política à Igreja. Um líder político recém-eleito pode modificar ou revocar a política de seu partido. Isso não se aplica a um Papa. Quando um Papa é eleito, a sua missão é ser fiel aos ensinamentos da Igreja e de Cristo. Pode-se encontrar modos novos e criativos de ser fiel a esses ensinamentos, porém, para o Papa, a realidade mais profunda é a contínua fidelidade à pessoa de Cristo. Se os meios de comunicação criaram expectativas errôneas, então, estamos diante de algo lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.