Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Belém é aqui, aqui onde estou



Há mais de dois mil anos atrás nascia Nosso Senhor Jesus Cristo, Verbo de Deus feito Homem. Nascia nosso Salvador como nasce todo homem: de uma mãe, por um parto, num lugar. Belém, apesar de ser pequenina, ficaria profundamente marcada na História e sua História, profundamente marcada em cada cristão.
O evento de Belém é renovado a cada ano, quando muitos e nas diversas partes do mundo, relembram o nascimento do Deus Menino.  Belém continua a nos ensinar, continua a guardar seu frescor, a anunciar sua mensagem: “um Menino nasceu para nós!” O que Belém nos ensina? O que Belém nos faz enxergar? Mergulhemos em suas raízes e descubramos seus convites!

A palavra hebraica “Bethlehem” significa “Casa do Pão” e já nos dá o primeiro ensinamento: Belém é o lugar da saciedade, lugar onde ninguém passa fome, pois Deus é o seu alimento! Que maravilha chegar a essa Belém! Deus o (a) convida a abandonar-se, a confiar em sua providência, a sair de sua “estalagem segura” e a mover-se para a aparente “insegurança” da manjedoura. Lá, o Pobre na verdade é rico; a noite é luminosa; a “friagem” torna-se “quentura”. Belém é a casa do aconchego, é a casa da acolhida.
Belém era uma das menores cidades do país de Jesus e, ainda assim, foi o lugar escolhido pelo Senhor para nascer. Não foi a aparência, nem a riqueza, nem a fama que fizeram de Belém uma cidade de importância, mas a escolha de Deus. E Deus escolhe  a simplicidade, a pequenez.  Eis o nosso segundo ensinamento: Deus se digna olhar para o pobre, para o pequeno e tem preferência pelas almas humildes.
E, quando existe o amor, como não o comunicar aos outros? A vocação de Belém foi atrair muitos e de diversas partes, ao seu coração: Anjos, pastores e reis sábios vêm ao encontro do Senhor; Todos diferentes, mas todos unidos aos pés do Menino Deus para O adorar! Eis o terceiro ensinamento: Deus reúne em torno de si todos os de coração humilde e todos os que desejam amar e ser amados.
Queridos, não existe dúvida, e nada poderia fazer com que fosse de outro modo; os três ensinamentos de Belém são para hoje, são para mim e para ti, são para os que querem fazer experiência de Deus. Belém é aqui! Aqui onde estou, onde moro, onde trabalho, onde aproveito meu lazer, onde rezo, onde me alegro e onde choro.
Algumas perguntas são pertinentes e necessárias: Somos acolhedores como Belém? Confiamos na providência de Deus e no cuidado do Senhor por nós como Maria? Somos humildes e nos fazemos pequenos nas mãos de Deus? Vamos ao Senhor com nossos presentes espirituais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.