Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Cardeal Walter Kasper fala do dom da fé hoje: entre crises, esperanças e soluções



  Vivemos uma crise. É visível sobretudo na Europa. É evidente na Alemanha. Mas, se eu conversar com os bispos italianos, eles me contarão as mesmas coisas. Muitos dos jovens, sobretudo, não têm nenhum contato real com a vida da Igreja e com os sacramentos. Se falamos em nova evangelização, não podemos deixar de tomar consciência disso. Do contrário, acabamos por fazer coisas acadêmicas.
  É Deus quem mantém a porta da fé aberta, para nós e para todos. Não somos nós que podemos ou devemos nos preocupar em abri-la. Por isso, o início da fé é sempre possível. Não se trata de uma conquista nossa. A fé tem a característica de um dom que sobrevém, que não pode ser deduzido, que não pode ser “produzido”. Em meio à secularização, Deus tem seus caminhos para tocar o coração de cada homem. O coração daqueles que buscam e também o daqueles que não buscam. E são caminhos que nós não conhecemos.

  Em primeiro lugar, a fé é uma relação pessoal com Deus, que se expressa na oração e na confiança de sermos carregados nos braços por Deus em qualquer situação, ou, como Jesus diz: amar a Deus de todo o coração. Os teólogos falam de uma virtude teologal. Porém, nesse primeiro mandamento o amor de Deus está imediatamente conectado com o amor ao próximo como a nós mesmos. Assim, a fé tem consequências sociais, culturais e políticas sem as quais não seria sincera. Por outro lado, essas consequências devem ser animadas e motivadas pelo amor a Deus, senão se tornam uma forma de ideologia humanista, que fica sem fundamento firme. Penso na pregação nas igrejas, no domingo. Nenhuma outra realidade humana tem essa oportunidade de alcançar tantas pessoas que vêm ouvir espontaneamente. Mas às vezes as homilias parecem apenas instruções sobre o que os cristãos devem e não devem fazer em nível moral, cultural, político; falta frequentemente a mensagem cheia de alegria de que Deus sempre nos precede com a sua graça.
  Na fé, as pessoas são levadas, quer no início, quer ao longo do caminho da vida. Nas experiências da vida descobrimos cada vez mais as riquezas da fé. Não somos nós que conservamos a fé, como uma propriedade adquirida. Nós somos preservados na fé. Escreveu Santo Tomás: “A graça cria a fé não apenas quando a fé nasce numa pessoa, mas por todo o tempo que a fé dura”. Usamos essa definição no quadro do acordo com os luteranos, quando reconhecemos a identidade fundamental existente entre a teologia de Lutero sobre a justificação pela fé e aspectos essenciais da doutrina do Concílio de Trento definida no decreto De iustificatione. Isso significa que o dom da fé não é uma espécie de impulso, um empurrão que alguém nos dá no início, e depois prosseguimos sozinhos. E também não é como os sistemas de iluminação das pistas dos aeroportos: luzes cimentadas no asfalto para iluminar todo o percurso. A fé se assemelha muito mais a uma lanterna que carregamos na mão, e se move conosco iluminando o breve trecho de caminho que temos à nossa frente. A sua luz é necessária e suficiente para dar o próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.