Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Homilia da Missa do Galo



“Nasceu-vos na cidade de Davi o Salvador”, que é o Cristo Senhor”

  Hoje celebramos o Dia santo do nascimento de Jesus. O Evangelho de Lucas que acabamos de escutar nos diz que Ele é o “Salvador”, que Ele é o “Cristo Senhor”. O que o autor sagrado quis nos dizer com estas palavras? Qual a mensagem para todos os homens de boa vontade? Para nós aqui hoje reunidos? Dizer “Salvador” indica que este pobre Menino, em sua simplicidade aparente, esconde em Si uma grande revelação: Ele veio para nos salvar! Salvar de quê, de quem? Salvar do pecado, salvar das mãos do inimigo de Deus. O Menino celeste veio trazer-nos regeneração espiritual, veio dizer a todos nós que podemos nos perder em escuridões; porém, se a Ele acorremos, se vamos a Belém – como os pastores – alegria sem igual teremos. Deus veio para estar conosco; veio para estar em nosso lugar; Deus quis “armar sua tenda entre nós” e Ele veio para ficar: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Esta promessa começa com seu nascimento em Belém.

  O Menino Salvador, ainda sem falar, nos ensinou em seus atos a não nos perdermos naquilo que não é essencial. Essencial para Deus é estar voltado para Ele, sem nenhuma desculpa. Deus fez-se Menino, necessitado de ajuda e cuidados, como que para dizer que precisamos amá-Lo com todo o carinho, com toda a atenção. Fez-se pequeno para que não tivéssemos medo d’Ele, mas para que o Alcançássemos sem grande esforço.
  O que vemos em Belém? Um palácio? Não, um curral! O que vemos em Belém? Luxo e riqueza? Não, pobreza e simplicidade! O que vemos em Belém? Um Rei poderoso e altivo? Não, uma criança acolhedora e humilde. Em Belém, o Salvador não apenas olha para nós, mas torna-se um conosco, veio para experimentar a dor e o sofrimento, veio para aqueles que vivem na angústia e na tristeza, veio para consolá-los. Veio para nos indicar que só há um caminho a ser percorrido, uma só verdade para ser acolhida e uma só vida que se inicia aqui, mas que se perdura na eternidade. Mesmo ainda criança, Jesus já é Mestre!
  Em Belém não há portas, nem grades, nem muros. O presépio está aberto; o Salvador veio para todos. No entanto, será que todos O reconhecem? Será que todos desejam entrar na gruta? Para ver Deus neste Menino envolto em faixas e deitado em palhas, é necessário ter fé. Para ver Deus num momento de escuridão, é necessário ter fé. Para acolher a Jesus e sua Palavra, sem perder nada do seu ensinamento, é necessário ter fé. Para enfrentar as amarguras da vida e as decepções e separações que às vezes ela nos traz, só o Menino de Belém – com sua esperança, alegria e amor.
  Apesar da mensagem de Belém ser para todos, infelizmente, muitos não querem se salvar; não acreditam que precisam de ajuda, não creem que precisam de um salvador. Suas vidas são moldadas como querem, como desejam, sem se importarem com o que nos pede Deus e a Igreja. O Menino veio para nos salvar, mas nós precisamos querer esta salvação. Quantos receberam a visita de José e de Maria, mas apenas uma porta se abriu...
  O evangelista Lucas ainda chama Aquele Menino de “Cristo Senhor”. A palavra “Cristo” significa “ungido” e assim, ao nos dar tal descrição de Jesus, Lucas quer dizer que este Menino foi ungido Rei pelo Pai, para ser nosso Senhor, nosso cuidador; se dissemos “Senhor”, é porque queremos nos pôr como “servos”. O senhorio de Cristo não é ditatorial, não é despótico, Ele não deseja nos machucar, nos ferir, nos explorar. Ele veio para dar. Dar o amor, dar a paz, dar-Se, dar a Deus. O Menino de Belém é Deus e, por isso podemos dizer: “Deus fez-se pequeno, para ser compreendido; Deus fez-se próximo, para ser amado; Deus fez-se servo, para ser seguido; Deus desceu do Céu, para ser contemplado; Deus se fez Homem, para ser tocado pelos homens” (Bento XVI).

“Nasceu-vos na cidade de Davi o Salvador”, que é o Cristo Senhor”

   “Nasceu-vos”, isto é, nasceu para nós o Salvador. Ele veio para você! Deus veio para estreitar os laços, indicar os caminhos, diminuir as distâncias, olhar para os abandonados, acolher os rejeitados, consolar os tristes, reconduzir os extraviados. Nesta Noite de Natal, o Céu é aqui! Que este Menino, nascido para salvar e para nos ensinar o caminho do Céu, nos cure de nosso orgulho, de nossa arrogância, de nossa falta de fé. Que Ele traga, nesta noite santa, paz às famílias, união entre todos, fé aos distantes, vida aos sem saúde e amor aos que ainda odeiam.
  Ó Menino Jesus, nossa doce salvação, reavivai nossos corações para Deus e fazei-nos vos amar, assim como nos ama. Tornai-nos pequenos, para crescermos como Vós e escolher somente o bem e a verdade. Olhai para nós que festejamos vosso nascimento e que nos apresentamos como presentes diante da vossa manjedoura, acolhei-nos e abençoai-nos e dai-nos a vossa felicidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.