Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O que é o Conselho Presbiteral e Pastoral?



O Conselho presbiteral é um grupo de sacerdotes que, de acordo com o direito, ajuda o Bispo no governo da diocese.  Esta ajuda deseja favorecer e realizar estavelmente uma concreta e eficaz cooperação no governo pastoral da diocese.  O Bispo ouvirá várias vezes o seu parecer e principalmente nos assuntos de maior importância.

Também o Conselho de pastoral se apresenta para auxiliar o Bispo em seu governo.  São suas funções: examinar, avaliar e propor conclusões práticas para a pastoral diocesana.  Diferentemente do Conselho presbiteral, o Pastoral não é obrigatório, mas facultativo.
Ambos os Conselhos possuem voz deliberativa, isto é, podem propor e examinar os negócios da Igreja sob a autoridade do Bispo.
O Conselho de pastoral pode ser considerado como um sínodo permanente, já que assim como o sínodo diocesano, auxilia o Bispo para o bem de toda a comunidade e sua constituição por fiéis leigos e clérigos, é feita para ser uma plena representatividade do povo de Deus na Diocese.
No Conselho presbiteral existem os membros natos, eleitos e nomeados. Os natos são aqueles que pelo direito próprio (da Arquidiocese) ou direito universal (Direito Canônico) devem pertencer ao conselho; os eleitos são os escolhidos pelos padres e os nomeados são aqueles escolhidos pelo próprio bispo para compor também o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.