Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hoje é dia de Santo Estêvão, protomártir



  Dentro da Oitava do Natal, celebramos a Festa de Santo Estêvão, Diácono. A Igreja fixou a memória deste Santo no dia depois ao do Nascimento de Jesus, como que para dizer que há uma ligação estreita entre a kenosis (esvaziamento) de Deus na sua Encarnação e a martyria (testemunho) dos santos que amaram a Deus de forma excelente.

  Com o sangue derramado do primeiro mártir cristão (protomártir), a Liturgia põe em evidência o paradoxo do Verbo de Deus que nasceu e morreu para dar a vida ao mundo. Somos chamados a contemplar no Menino de Belém, o Senhor que se despoja, que se dá. Ele é o modelo de todo o seguidor de Deus: dar a vida e a vida até a morte. Santo Estêvão era membro da primeira comunidade cristã de Jerusalém. De origem helênica, era um dos judeus de língua grega provenientes da diáspora que seriam os primeiros a afastar-se da cidade para difundir o Evangelho. Acusado, com alguns dos seus companheiros, de ter uma atitude subversiva em relação à Torah e ao Templo, Estêvão, na presença dos seus acusadores, deixará o Espírito Santo falar por ele e nele (At 6, 8-15; 7, 54-59).
  A interpretação das Escrituras judaicas que propôs diante do Sinédrio – e que encheu os seus interlocutores de “raiva” (At 7, 54) – foi confirmada pela sua disponibilidade em morrer para testemunhar a ressurreição de Jesus. Santo Estêvão morreu implorando o perdão para os seus algozes, manifestando dessa forma que o verdadeiro discípulo de Cristo, embora defendendo a verdade, não se revolta nem se agita contra seus perseguidores.

  O martírio (testemunho) oferecido pelo protomártir não terá sido certamente estranho à conversão de Saulo, que assistiu à sua lapidação: com Estêvão, o sangue dos mártires começava a ser semente de cristãos. Este diácono da Igreja primitiva nos ensina o amor às Escrituras e a coragem para amar Cristo, de verdade, até as últimas consequências. Santo Estêvão também é modelo de seguidor intrépido de Cristo, servidor da Igreja e da vitória sobre o mal, através do perdão e da entrega confiante a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.