Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Santa Bárbara



  Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia, região da Bitínia, atual Izmit (Turquia) e sofreu o martírio provavelmente no Egito ou Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Bárbara era filha única de Dióscoro, um rico pagão muito ciumento e violento, defensor dos deuses e avesso ao cristianismo. Por sua beleza, a jovem chamava a atenção de muitos pretendentes, que eram todos afastados pelo pai. Bárbara se tinha convertido ao cristianismo de maneira radical e isso também desagradava bastante ao seu pai.

  Por sua devoção, queria sempre mais louvar a Deus e dedicar-se às coisas da Igreja. Para evitar tanto os pretendentes ao casamento com sua filha quanto à prática cristã, Dióscoro decidiu prender a filha numa alta torre, proibindo-lhe de tentar sair de lá, com a ameaça de morte. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou construir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este fato deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo. O pai a puniu com várias chibatadas, mas de nada adiantou. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara fugiu de sua torre e se fez batizar, tornando-se agora seguidora pra sempre de Jesus.
  Ao regressar de sua viagem e ao saber do acontecido, Dióscoro tomado de ira fulminante pôs-se a perseguir a filha para matá-la. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse. Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Lá, denunciada pelo próprio pai como “cristã”, Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua a toda gente. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto.
  Antes de ser morta, sofreu todo tipo de tortura: teve os seios cortados, o corpo dilacerado por chicotes, queimada com grandes tochas e, por último, foi degolada – segundo alguns, pelo próprio pai. Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino. É por isso que Santa Bárbara é invocada como protetora nas tempestades e contra os raios. Padroeira dos artilheiros, dos bombeiros e dos mineiros. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil. Infelizmente, mais um santo católico que foi vítima do sincretismo religioso que mistura, como se fosse correto e bom, um mártir de Cristo com um “orixá” de religiões animistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.